junho 11, 2019

O que é Preciso Saber sobre Vestes Ministeriais



A veste ministerial é uma das coisas favoritas de todo ministro de dança. É possível fazer inúmeras combinações de modelos e cores, para confeccionar o figurino ideal para um a apresentação ou ministração. Porém, apesar de todo mundo amar pesquisar roupas e ver novos modelos, muitos ministros não conhecem o básico sobre as vestes ministeriais, e é sobre isso que falaremos aqui.

✓ Todas as vestes ministeriais precisam de base

Base é a roupa que fica abaixo das vestes ministeriais, para ajudar a cobrir a área vermelha, tampando o que as vestes podem deixar à mostra durante a dança. Um exemplo disso é com os vestidos, pois nenhuma ministra utiliza apenas o vestido, sem nada por baixo; muito pelo contrário, elas sempre utilizam collant e legging por baixo, pois sabem que quando girarem o vestido irá subir. Neste exemplo, a legging e o collant são a base da veste ministerial, agindo como um "alicerce" do figurino e impedindo que as coisas desandem e causem escândalo.
Num próximo post falaremos sobre as bases, ok? Sobre que cores é possível usar e quais peças o compõem, assim não restará nenhuma dúvida sobre o assunto (leia mais em Base para as Vestes Ministeriais).

✓ Roupas íntimas não podem aparecer

Quando usamos roupas comuns, no dia a dia, é normal a alça do sutiã aparecer de vez em quando ou o cós da cueca ficar à mostra, contudo, nas vestes ministeriais isso não pode acontecer nunca!
A roupa íntima, justamente por ser usada para cobrir os seios e as genitálias, naturalmente possuem uma conotação sensual e, por causa disso, uma simples alça de sutiã aparecendo ou um pedacinho do cós da cueca tornando-se visível, pode desviar toda a atenção de sua dança para a sexualidade.
Quando calçamos nossas sapatilhas, estamos literalmente trabalhando para Cristo e, por causa disso, temos que tomar todos os cuidados possíveis para fazermos um trabalho impecável e que não acarrete escândalo. Devemos lembrar também que ainda existem muitas pessoas que não gostam e não concordam com a dança na igreja, e que um pedaço da roupa íntima aparecendo pode servir como ferramenta para o diabo trabalhar contra o seu ministério.
Todas as brechas precisam ser tampadas, então oriente os seus membros (homens e mulheres) a tomarem extremo cuidado com suas peças íntimas, para que nada fique visível.

✓ Lembre-se sempre de cobrir a área vermelha

Para não gerar escândalos ou olhares cobiçosos dentro da igreja, é importante que as vestes ministeriais cubram toda a área vermelha, que vai desde os seios até o final das coxas. Independente do membro ser homem ou mulher, a área vermelha precisa ser coberta, a regra vale para ambos, pois trata-se da região mais sensual do corpo.
A regra também vale para todos os tipos de coreografia que forem apresentar, seja na igreja ou em evangelismo de rua, certifique-se que esta área ficará devidamente coberta e muitas brechas serão tampadas em seu ministério!
Oriente seu ministério com relação as roupas de ensaio também, pois nunca sabemos quando um irmão da igreja poderá aparecer para assistir aos trabalhos do ministério de dança. Para os ensaios, fique atento a decotes muito profundos, ao uso de shorts curtos ou blusas curtas durante as atividades, que podem subir e mostrar a barriga ao dançar.



✓ Faça a manutenção da base e das vestes periodicamente

Se você sabe que há uma apresentação se aproximando, retire um tempo para averiguar todas as peças que serão usadas para ter certeza que estão em bom estado. É comum, devido ao uso frequente, alguma parte das vestes ministeriais descosturar ou aparecerem furos nas axilas do collant, e não tem coisa mais feia do que um ministro de dança levantar os braços e o furinho ficar à mostra...
Faça a manutenção das suas roupas de tempos em tempos, pois a falta dela pode demonstrar desleixo e passar uma imagem errada de como o ministério está encarando a obra de Deus. Algumas coisas são super simples de se revolver, com uma agulha e uma linha até o membro mais inexperiente em costura consegue fechar pequenos furos, arrumar pequenos trechos descosturados, recolocar botões e trocar fitas desgastadas. Cuide das suas vestes e das suas peças de base, pois elas são sua vestimenta de trabalho ministerial.

✓ Lave suas vestes sempre que usá-las

Muitas pessoas deixam de lavar suas vestes ministeriais porque acreditam "mal terem suado" durante uma ministração, mas esse é um péssimo hábito para se cultivar. Guardar as roupas suadas é anti-higiênico e pode embolorar o tecido, além disso, o acúmulo de sujeira pode fazer com que a peça precise ser esfregada demais, o que acarretará no desgaste do tecido (além de danificar bordados, rendas e apliques).
Prefira a lavagem na mão para preservar as peças, a máquina de lavar pode deformar suas roupas (leia mais em Como Lavar as Vestes Ministeriais).
Como disse no item anterior, suas vestes são sua vestimenta de trabalho, portanto, cuide bem delas.

✓ Passe as vestes antes de usá-las

Usar as roupas sem passar, com claros sinais de amassado, também é desleixo e pode passar uma impressão errada de como o ministério está encarando a obra de Deus. Pare um momento para pensar no assunto, você acha que Deus merece uma roupa amassada? Merece uma veste ministerial que parece ter saído de uma garrafa? Não, Ele não merece, então não ofereça isso como oferta.
É normal as vestes ministeriais amassarem um pouco no culto quando o ministro se senta, mas há uma diferença muito grande entre uma roupa que foi passada e amassou por uma casualidade, e uma roupa que não foi sequer passada. Cuide das suas vestes, porque é para Cristo que dança e Ele merece o nosso melhor.
Vale lembrar que existem alguns tecidos de malha que não amassam e por isso podem ficar isentas do ferro de passar, e que alguns tecidos podem derreter em contato com o ferro muito quente, portanto, tenha muita atenção e cuidado ao passa-las (leia mais em Como Passar as Vestes Ministeriais).

✓ Guarde-as com carinho e cuidado

Vestes ministeriais não podem ser "jogadas" dentro do guarda-roupa ou guardadas como uma roupa comum, elas precisam de certos cuidados para garantir que o tecido seja preservado e dure por bastante tempo. Guarde-as sempre em um local ventilado, mas onde não pegue Sol direto; use capas ou saquinhos para proteger as vestes da poeira e, se possível, coloque um desumidificador antimofo no local onde elas serão guardadas.
Em breve farei um post falando somente sobre isso, para reunir várias dicas de como guardar as vestes com cuidado e segurança.


Espero que tenha gostado das informações sobre vestes ministeriais. Aparentemente, o conhecimento parece ser simples, mas acredite, há muitos ministros de dança que perdem suas vestes por não saberem cuidar delas. Em breve trarei novos posts a respeito de vestes ministeriais, fique ligado!

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com