maio 07, 2018

Dança, Movimento em Adoração



Título: Dança, Movimento em Adoração
Autora: Isabel Coimbra
Idioma: Português
"Podemos vislumbrar, nos dias de hoje, o Espírito Santo de Deus despertando a Igreja a uma entrega total ao senhorio de Jesus e, ao mesmo tempo, fazendo brotar um desejo mais profundo de experimentar o próprio Deus. São multidões buscando a salvação e sendo restauradas, vivendo uma nova vida em Cristo. Um dos instrumentos desse avivamento é exatamente o louvor e a adoração. Assim como a música e o canto, a dança expressa a sede do coração do ser humano por mais de Deus. Nesse processo de busca por intimidade com o Pai, Seu coração nos é revelado em canções e gestos que nos envolvem em Seu amor, cada vez que nos colocamos diante dEle em adoração. A dança e a adoração podem ser consideradas um ato profético no instante que se manifestam como uma linguagem inspirada pelo Espírito Santo. Nesse caso, o movimento da dança em adoração é a visibilidade daquilo que Deus pretende tornar presente profeticamente. Nesse sentido, o Senhor merece o nosso melhor, sempre! Por isso, buscamos a excelência por meio do domínio de habilidades técnicas, para expressar ao Senhor inclusive com danças. Mas é preciso ter muita clareza de que Deus não está à procura de técnica, mas de verdadeiros adoradores. Este livro analisa algumas sugestões quanto à composição coreográfica e vislumbra a possibilidade da dança como visibilidade do louvor e da adoração, apontando seus significados. Afinal, está chegando as bodas do Cordeiro e, aos poucos, a Igreja vai se rendendo a Jesus, quando Ele mesmo nos convida: Vem dançar comigo!"

Hoje venho falar de um livro que se tornou extremamente raro de ser encontrado. Isabel Coimbra foi uma das pioneiras a falar e ensinar sobre dança no Brasil, numa época em que ela era bastante mal vista e repudiada pela maioria das igrejas, e por causa disso, o conteúdo de seus livros tem um valor incalculável, visto que são os primeiros a serem criados sobre o tema Ministério de Dança e que auxiliaram dezenas de ministros de dança em todo o país. Além disso, este livro em especial, não é comercializado em livrarias e tampouco se encontra em sebos, o que aumenta ainda mais o valor de suas páginas. Também você o encontre na loja oficial da Igreja Batista da Lagoinha, mas não garanto nada. Contudo, se um dia você der de cara com esta capa e este título, leve-o para casa, ou pode ser que nunca mais venha a vê-lo novamente.
Eu procurei este livro para comprar em vários lugares, dentre livrarias cristãs e sebos, mas até hoje não o encontrei. Graças a Deus minha tia possui um exemplar, o qual peguei emprestado com grande alegria, e o resultado não poderia ser outro, tive uma leitura muito prazerosa.
Em Dança, Movimento em Adoração, Isabel Coimbra continua os ensinamentos sobre dança começados no livro "Louvai a Deus com Danças", dividindo o atual livro em duas partes distintamente interessantes. Na primeira parte, ela fala com bastante embasamento sobre louvor e adoração, discorrendo sobre sua essência, a sutil diferença entre "louvor" e "adoração", a dança como ferramenta de louvor e adoração e a história da dança na igreja (contada de forma breve, porém interessante). Já na segunda, fala sobre os três passos para se oferecer uma dança com excelência para o Senhor, seguido de várias dicas de composição coreográfica, para ajudar os ministros de dança a trabalharem com empenho e excelência na obra de Deus.
Apesar de ter tanto tempo de Ministério de Dança, nunca havia lido este livro e confesso que a experiência foi muito boa pra mim. Este livro me tocou profundamente, mas foi de uma forma tão individual, que não sei se teria o mesmo efeito sobre outras pessoas.
Quando comecei a liderar minha primeira equipe de dança, eu não tinha muito acesso a livros sobre Ministério de Dança e as páginas na internet eram muito escassas, então passei a orar e elaborar meus próprios conteúdos sobre o tema. Entretanto, a minha insegurança era tanta na época, que eu tinha medo de alguém perguntar "de onde você tirou isso?" e eu não saber o que responder, pois dizer que "Deus me deu este conteúdo" não perecia ser explicação suficiente. Ao ler este livro, enxerguei nas palavras da Isabel Coimbra tudo o que havia ensinado para meus liderados a vida toda; até mesmo as palavras e frases de efeito que eu sempre gostei de usar, para meus liderados compreenderem o que eu estava falando, eu encontrei neste livro, IGUALZINHO A MINHA FORMA DE DIZER. Isso foi muito marcante para mim, foi como se Deus estivesse dizendo: "Eu te dei aquele conteúdo, você falou corretamente esse tempo todo, não precisa ter medo de dizer que Eu lhe dei, pois realmente fui Eu que lhe dei cada uma daquelas frases e palavras". Deus me tratou de uma forma muito particular, confirmando muitas coisas para mim, e eu fiquei muito feliz.
O livro me trouxe uma experiência incrível com Deus e um belo aprendizado, por isso eu o recomendo muito. Se um dia tiverem a oportunidade de ler este livro, não percam tempo, leiam!


Pontos Positivos: (1) O livro é um dos pioneiros sobre o assunto no Brasil, mas ainda assim, seu conteúdo é bastante atual. (2) Trás um conteúdo teórico bastante interessante. (3) Trás um conteúdo técnico de composição de coreografias também bastante interessante e útil.
Pontos Negativos: (1) A edição que li foi impressa em papel Offset (papel branco), reflete muito a luz e, para quem possui alguma problema de vista, dói os olhos durante a leitura. (2) Não é comercializado em livrarias e nem pela internet, então a dificuldade de encontrar um exemplar é muito grande.


TRECHOS DO LIVRO


*Você precisará do Adobe Flash para visualizar esta galeria de fotos*

4 comentários:

  1. ahaa me devolve que ele é meu preciooooosooo ! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Onde consigo um exemplar desse livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente esse é um livro beeem difícil de se conseguir. Talvez você ache em sebo ou na lojinha da igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte, mas não posso garantir nada porque é raro de achar!!!

      Excluir

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com