junho 18, 2019

Ideias para Deixar as Atividades do Ministério mais Dinâmicas



Hoje trouxe algumas ideias para se implementar em ministérios de dança, a fim de deixar as atividades da equipe mais dinâmicas e diferenciadas. Lembrando que não é preciso segui todas para se ter um bom resultado, veja o que é cabível à equipe no momento e aplique a ideia que tenha melhores chances de dar resultados:
  1. Caderno para que os membros possam registrar seus aprendizados: é uma ideia interessante, pois eles poderão escrever tudo o que aprendem sobre o ministério, sobre a dança na igreja e no mundo, e também sobre aprendizados técnicos. Isso dará aos seus liderados um arsenal de informações para utilizarem no futuro, caso algum deles venha a se tornar líder ou precise para ensinar pessoas menos experientes.
  2. Uma bolsa só para o uso do ministério de dança: trocar de bolsa com frequência sempre nos leva a cometer falhas e esquecer objetos importantes em casa, porém, se os membros puderem separar uma bolsa somente para uso da dança, conseguirão evitar esquecer coisas essenciais como a bíblia ou as sapatilhas. A bolsa não precisa ser nova, somente precisa ter espaço suficiente para levar todos os itens primordiais para as atividades do ministério.
  3. Ter mais de um ensaio por semana: nem toda igreja consegue realizar mais de um ensaio por semana, mas, se você conseguir, faça! Isso ajudará a equipe a crescer e a se desenvolver mais depressa; você pode fazer um ensaio para coreografias e outro somente para técnicas, ou então separar um ensaio para "técnica + coreografias" e outro para "técnica + coreografias de evangelismo".
  4. Usar as redes sociais como uma extensão do ensaio: a internet é uma ferramenta que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, então por que não usá-la para o bem? Se a maior parte da equipe tiver acesso às redes sociais (como Facebook ou WhatsApp), crie um grupo com os integrantes e mantenha contato com eles durante a semana. As redes sociais podem ser usadas para mandar lembretes, enviar músicas que pretende ensaiar para que comecem a ouvi-la com antecedência, enviar vídeos com trechos novos da coreografia para que os membros consigo ensaiar em casa também. Atente-se somente a NUNCA aplicar correções/broncas via internet, esse tipo de coisa precisa ser feito pessoalmente, olho no olho, ok!?
  5. Comemorar aniversários: apesar de não ter nenhum proveito técnico, a comemoração de aniversários proporciona um momento de comunhão valioso para a equipe. Você pode optar por comemorar o aniversário dos membros ou comemorar o aniversário de fundação do ministério; se cada integrante trouxer um prato de doce ou salgado, haverá comida para todos e não pesará no bolso de ninguém, e de quebra, a equipe passará um momento delicioso junto, se divertindo e tornando-se ainda mais unidos. Se possível prepare algum tipo de lembrancinha para que eles possam se sentir amados e tenham algo especial para levar para casa.
  6. Conversar depois de cada ministração de coreografia: é saudável para o ministério fazer um balanço dos erros e acertos depois de cada coreografia. Reúna os integrantes e comece a fazer perguntas sobre a coreografia ministrada: quem errou, quem acertou fazer a parte difícil da coreografia, quem ficou nervoso e com frio na barriga, quem se consagrou direitinho antes da ministração, o que saiu errado e precisa ser melhorado, etc. Se você, líder, errou algum passo da coreografia, aproveite este momento para contar isso aos membros, é importante que eles o vejam como alguém normal, que também pode errar, mas que se esforça para sempre acertar... É normal que em conversas assim alguns fiquem felizes por não terem errado e que outros riam de seus próprios erros, isso é saudável e aumentará a união do ministério. Só não permita que eles debochem dos erros dos outros, cada um deve avaliar a si mesmo.

Espero que tenham gostado das dicas e que elas sejam proveitosas para sua equipe de dança. Já testei todas elas e funcionaram muito bem, as atividades do ministério ficaram mais diversificadas e os membros ficaram mais interessados e participativos. Vale a pena fazer mudanças no dia a dia da equipe para fazê-los melhorar, para a honra e a glória do nome do Senhor Jesus!

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com