agosto 13, 2019

Como Cuidar das Sapatilhas de Dança



Hoje veremos algumas dicas de como cuidar daquela que nos aguenta em todas as nossas danças e ministrações: as sapatilhas. Alguns modelos de sapatilhas são bem caros e, se a tratarmos de qualquer jeito, a vida útil delas diminuirá e o dinheiro investido vai ser perdido em pouquíssimo tempo. Por isso é tão importante aprendermos a cuidar das nossas sapatilhas da forma correta...
Os cuidados com as sapatilhas variam de acordo com o material de que ela é feita, portanto, esteja sempre ciente do tipo de material de que sua sapatilha é composta, para cuidar dela adequadamente, ok!?

✓ Sapatilha de couro sintético

Não coloque sapatilhas de couro na máquina de lavar e nem deixe-as de molho, ou irá arruiná-las. As sapatilhas de couro sintético são delicadas e se não tomar os devidos cuidados, ela começará a descascar e esfarelar, ficando simplesmente horríveis. O ideal é lavar com uma escova de dentes velha, água, sabão neutro e um pano seco.
Molhe a escova de dente, passe no sabão e esfregue a sapatilha. Passe o pano seco de tempos em tempos, pra retirar a espuma feita e verificar o progresso da limpeza, assim você conseguirá saber onde ainda tem sujeira e poderá esfregar de forma mais localizada.
Coloque para secar na sombra, o sol direto não é recomendado para couro sintético, e só retire quando a sola e o forro interno estiverem 100% secas (caso elas fiquem molhadas no processo). Depois de seca, você pode passar um pouquinho de hidratante corporal na parte do couro sintético para hidratá-lo e deixar as sapatilhas com um aspecto mais bonito, passe e deixe secar totalmente.
Tomando os devidos cuidados, as sapatilhas de couro sintético poderão durar bastante tempo, vindo a descascar e esfarelar somente quando estiver bem surradas mesmo. Por isso, cuide da sua sapatilha com carinho para que a vida útil dela aumente!
Outra dica importante é: nunca dobre suas sapatilhas de couro sintético no meio, para não deixá-las marcadas. Sempre guarde elas esticadinhas, e nos casos das sapatilhas estilo botinhas, use jornal amassado para manter o cano da sapatilha ereto e certinho, pois, se dobrar, também ficará marcado (o que deixa a sapatilha bem feia).

✓ Sapatilha de lona

Se a sua sapatilha de lona tiver pouquíssima sujeira, colocar na máquina de lavar é uma opção. Porém, se estiver com sujeiras mais visíveis e fortes, esteja ciente de que a máquina de lavar não conseguirá limpar as sapatilhas muito bem, o melhor será lavá-las na mão.
Vou ser sincera com você logo de cara: dependendo do tamanho da sujeira, nem mesmo a lavagem à mão conseguirá deixá-la perfeitamente limpa, pode ser que o tamanho da sujeira diminua bastante, mas ela não vai desaparecer completamente. 
Para lavar na mão, use uma escova de dentes velha, sabão neutro e água. Molhe a escova, passe no sabão e só esfregue as áreas sujas. As sapatilhas de lona são sensíveis a fricção, por isso, certifique-se de só esfregar os locais realmente sujos e não use aqueles escovões de limpeza, porque agridem demais as fibras do tecido.
Você pode deixar de molho também, se quiser, mas não exagere no tempo ou isso poderá acelerar o apodrecimento do tecido da sapatilha. E se a sapatilha for branca, não use alvejante, pois ele amarela o tecido ao invés de branqueá-lo, prefira usar algum tipo de sabão branqueador (como Vanish Crystal White, por exemplo, ou alguma marca que você goste mais).
Depois de lavado e enxaguado, coloque para secar. A sapatilha de lona pode ser colocada ao sol com tranquilidade, ela demora um pouco para secar completamente (podendo levar alguns dias), portanto, certifique-se de só retira-la do varal quando estiver 100% seca, por fora e principalmente por dentro.
E se acontecer de abrir buraquinhos no tecido da sapatilha, em locais pouco visíveis, use agulha e linha para fechá-los, assim você poderá usá-las por mais tempo. Quando não for mais possível fechar os buraquinhos ou quando rasgar em locais muito visíveis, então você saberá que está na hora de trocá-la!!!

✓ Sapatilha de cetim

Em sua maioria, sapatilhas de cetim são de ponta. Os modelos em meia ponta existem, mas não são muito comuns, sendo normalmente usados por crianças ou em figurinos específicos. Para que a sua sapatilha de cetim fique limpa por mais tempo, vista uma meia por cima dela durante os ensaios e aulas. Lave-a somente quando for absolutamente necessário.
Para as sapatilhas de meia ponta, use uma escova de dente velha, sabão neutro e água. Molhe a sapatilha e a escova, vá aplicando sabão e esfregando o local da sujeira. Cuidado com a força aplicada porque o cetim muuuuito mais sensível que a lona e pode esgarçar.
Já as sapatilhas de ponta exigem cuidados ainda maiores, pois a caixa (aquela parte dura da ponta) não pode ser molhada. Por isso, não deixe a sapatilha de ponta de molho e nem a encharque, use sempre uma escova de dentes velha, sabão e um pano limpo e seco, para realizar a higienização dela. Como vai ser difícil explicar o processo de limpeza da sapatilha de ponta aqui, de uma forma satisfatória, vou deixar o link de alguns vídeos que recomendo, pois neste caso, ver as instruções será muito melhor do que ler: vídeo 1, vídeo 2.
Vale lembrar que o cetim é um tecido que já vem com brilho, mas depois de esfrega-la, pode ser que o brilho suma e a sapatilha fique fosca.

✓ Outras dicas importantes

  • Nunca coloque sapatilhas de dança na secadora!
  • Nunca use as sapatilhas molhadas, mesmo que estejam só um pouquinho úmidas. Se fizer isso, elas ficarão extremamente fedidas (pegarão chulé) e será beeeeem difícil tirar o cheiro.
  • Guarde suas sapatilhas sempre em local ventilado, para evitar proliferação de fungos.
  • Use talco nas sapatilhas, se quiser, para evitar o mau cheiro. Porém, nunca jogue talco se a sapatilha ainda estiver úmida ou o talco virará uma crosta.
  • Você pode usar meias também, para evitar o mau cheiro nas sapatilhas. Use qualquer tipo de meia para os ensaios e as meias-sapatilha para os dias de apresentação, assim o suor dos pés ficará nelas em vez de irem direto para as sapatilhas. Lave as meias sempre que usá-las.
  • Depois de usar as sapatilhas, não as guarde no saquinho plástico logo de cara, deixe-as para fora para tomar um ar e secar o suor (principalmente se você não costuma usar meias). Isso também evita que o mau cheiro se instale.
  • Quando comprar uma sapatilha nova, não jogue a antiga fora. Assim você pode alterna-las, usando a velha para ensaios e a nova para apresentações e ministrações, para que a nova sapatilha dure por mais tempo (é o que recomendo para minhas equipes).

A única sapatilha que ficarei devendo instruções no momento é a de glitter, porque nunca tive uma sapatilha assim e desconheço os cuidados necessários para preservá-la. No mais, espero que tenham gostado das dicas e que elas o ajudem a cuidar de suas sapatilhas como elas merecem.
Deus o abençoe e até um próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com