maio 14, 2019

Espetáculo de Dança - O Roteiro



Hoje, em nossa segundo bate-papo sobre espetáculos de dança, iremos falar um pouco mais sobre o roteiro e darei algumas dicas de como podemos fazer um. Em primeiro lugar, quero lembrar que não existe certo ou errado na hora de fazer um roteiro para o seu espetáculo, o que existe é o quão completo ele estará na hora da produção e dos ensaios.
Apesar da profissão de roteirista teatral possuir certas regras na elaboração de roteiros, nós não somos profissionais, por isso, não fique desesperado querendo cumprir todas as regrinhas, porque o importante não é o roteiro parecer profissional, mas ser entendível. Um bom roteiro é aquele em que qualquer pessoa que o ler, conseguirá reproduzir a obra com impacto, portanto, foque em elaborar um roteiro entendível e o mais completo que conseguir, para que até o seu tataraneto consiga ler, entender e reproduzir o espetáculo no futuro.

O que é um roteiro?

Um roteiro é uma espécie de esqueleto da apresentação (seja de dança ou de teatro), contendo uma série de instruções escritas para serem seguidas por atores, produção e demais envolvidos. Tudo o que está num roteiro, precisa ser seguido.

O que devo colocar no roteiro?

Tudo o que é considerado essencial para a apresentação:
  • Fala do narrador
  • Fala de personagens
  • Entradas e saídas de pessoas
  • Nome das músicas que precisam ser tocadas e em que momento deve ser executadas
  • Acessórios que não podem faltar para determinadas coreografias
  • Lista de personagens
  • Comportamentos ou ações que são obrigatórios acontecer
  • Entre outras coisas
Lembre que, se uma terceira pessoa ler o seu roteiro, ela precisa entender e conseguir reproduzir o espetáculo. Por isso o roteiro precisa ter tudo de essencial para a sua produção.

Que tipo de espetáculo quer fazer?

Primeiramente, quero dizer que não sou profissional, mas irei ensina-lo o meu método de redigir roteiros para que não fique tão perdido na hora de fazer o seu, ok? 😄
Para começar, entenda que tipo de espetáculo você deseja criar, pois isso o ajudará a entender que coisas deve colocar no roteiro. Existem três tipos de espetáculo que você pode fazer:
  • Com música e narração: escreva as falas do narrador, identifique o momento em que a música deve tocar e especifique o nome e o autor da música.
  • Com música, narração e encenação coreografada: escreva as falas do narrador, identifique o momento em que a música deve tocar, especifique o nome e o autor da música, descreva o tipo de encenação que deve ser feita e o momento em que deve acontecer.
  • Com música, narração e teatro falado: escreva as falas do narrador e de todos os personagens do teatro, identifique o momento em que a música deve tocar, especifique o nome e o autor da música, descreva os pontos mais importantes e que não pode ficar de fora da encenação teatral.
Depois de identificar o tipo de espetáculo que pretende criar, é preciso colocar a mão na massa e começar a escrever o roteiro.

Dicas para escrever

A tarefa em si é simples, basta você escrever a sequencia do espetáculo, da forma que ele deve acontecer. E para que as informações não fiquem confusas em seu texto, recomendo que preste bastante atenção nestes três pontos:
  • FALAS: É algo pronunciado em voz alta, podendo ser falas de personagens ou do narrador. Sempre identifique quem está falando, escreva sempre o nome do personagem ou do narrador em CAPSLOCK (todas as letras maiúsculas).
  • AÇÃO: São as descrições do que ocorre na cena, podendo ser comportamento, descrição de encenação ou algum dado técnico. A ação pode ser descrita de forma normal ou entre (parênteses e em itálico).
  • MÚSICA: É a identificação da música a ser tocada. Escreva o nome da música e o autor entre os símbolos  <  e  > .
Com essas dicas, você conseguirá deixar seu roteiro melhor organizado, podendo diferenciar facilmente o que é fala, o que é ação e o momento em que a música deve ser tocada.
Quando terminar de escrever o roteiro da apresentação, não se esqueça de fazer o roteiro técnico, com informações sobre a iluminação, cenário, quantidade de pessoas e personagens, lista de músicas, acessórios a serem confeccionados, etc.

Modelo

Se é a sua primeira vez elaborando um roteiro e você ainda está perdido, deixarei um pequeno modelo aqui para que você possa ver como ele fica na prática. Para ficar fácil de entendê-lo, tomei a liberdade de colorir as suas diferentes partes, para ficar fácil de identificar certas coisas. No final, deixei um modelo de ficha técnica para o ajudar a criar o seu roteiro técnico também.
Por isso, estude o modelo e fique de olho nessa legenda:
  • VERMELHO - Corresponde as ações.
  • VERDE - Corresponde as falas.
  • ROXO - Corresponde as descrições de encenação coreografada.
  • AZUL - Corresponde a música. 


Espero que estas dicas, o ajudem a redigir o seu próprio roteiro. A tarefa em si não é difícil, mas caso ainda tenhas dúvidas, pode entrar em contato pelos comentários abaixo ou pelo formulário disponível lá no fim do blog, para conversarmos mais sobre o assunto.

Um comentário:

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com