junho 25, 2019

Como Lavar as Vestes Ministeriais



Vamos falar sobre a lavagem de roupas?
A primeira coisa que precisamos esclarecer, quando falamos de lavar as vestes ministeriais, é que cada ministro é responsável por lavar a roupa que usa. Se as vestes são guardadas na igreja, cada ministro deve ser responsável por lavar a roupa que usar, levando pra casa e a limpando com zelo, mesmo que ache que "não suou muito".
Dito isso, vamos as dicas para lavar as roupas do ministério corretamente:

✓ Lave as roupas sempre que usar

Muitos ministros acham que só porque "não suou muito" não precisam lavar as vestes que usaram para dançar. Porém, isso é um péssimo hábito a se ter! As roupas devem ser lavadas a cada uso, pois o suor (mesmo que seja pouco) pode embolorar o tecido e a sujeira pode se fixar a ponto de tornar difícil a limpeza. Isso sem mencionar que guardar a roupa suja, para mais tarde usá-la novamente, é totalmente anti-higiênico.
Se a sujeira fixar no tecido, você precisará esfregá-la demais até que ela saia e isso pode prejudicar o tecido, danificando também os bordados, rendas ou apliques que estiverem na região esfregada. E no caso do bolor, se ele aparecer, poderá inutilizar a roupa permanentemente.

✓ Máquina de lavar ou tanque?

É comum, devido as nossas atividades diárias e dias atarefados, a gente querer colocar tudo na máquina de lavar, mas será que isso é apropriado para as vestes ministeriais? Na verdade não, não é apropriado
Por mais tentador ou prático que seja colocar tudo na máquina, essa não é uma boa ideia: a centrifugação pode esticar demais a roupa e deixá-la deformada, e mesmo que se use os saquinhos para roupas delicadas, o sabão em pó não é o produto recomendado para roupas de dança. Há também a questão de tecidos delicados, rendas, bordados e apliques, que podem sofrer avarias quando colocadas na máquina de lavar.
O melhor a se fazer é lavar as vestes no tanque, à mão. Eu sei que dá trabalho, mas é o mais apropriado e acho que Deus merece esse esforço de nós, Ele merece que nossas roupas estejam bonitas e bem conservadas para ministrar nossa adoração.
Não se esqueça de lavar o tanque antes de começar a lavar as vestes, pois se houver algum tipo de sujeira ou resíduo de produto nele, pode manchar as roupas!!! Isso já aconteceu comigo e é terrível.

✓ Produtos indicados

Sempre lave as vestes ministeriais com sabão em pedra (neutro, de coco ou de glicerina). Use detergente somente se houver manchas de gordura na roupa, mas não o use sempre porque pode deixar o tecido áspero e danificar as fibras. Amaciante pode ser usado.
Não use sabão em pó, pois fazem as cores desbotarem mais rápido. Não use alvejante porque danifica as fibras, fazendo o tecido apodrecer mais depressa, e ao invés de embranquecer as roupas, deixa elas amareladas.

✓ Lavando roupas coloridas

  1. Antes de tudo, analise as peças de roupas com cuidado, para ver se possui alguma sujeira localizada que precisa ser limpa. Se houver, marque o local para limpá-la. Faça isso antes de molhar o tecido, porque algumas roupas "enganam" nossos olhos quando ficam molhadas, fazendo parecer que a sujeirinha não existe.
  2. Se a peça que estiver prestes a lavar for nova, lave-a separadamente para ter certeza de que não solta tinta e não vai manchar outras roupas. Eu já manchei uma roupa clara devido a uma roupa vermelha que soltou tinta, e perdi a peça por causa disso, então fique ligado!
  3. Depois desses cuidados iniciais, molhe as roupas e o sabão, e esfregue as peças. Faça espuma e esfregue principalmente as áreas onde você mais transpira, lembre-se também de esfregar o local das sujeiras que conseguiu localizar inicialmente. Depois enxague.
  4. Hora de usar de deixar a peça de molho no amaciante. Separe as roupas claras das escuras, porque o processo de molho pode transferir a tintura de uma roupa para a outra e manchar as mais claras (mesmo que normalmente elas não soltem tinta). Se possível, coloque as claras de molho em um balde e as escuras em outro, mas cuidado para não exagerar no amaciante ou ele terá um efeito contrário e prejudicará o tecido ao longo do tempo.
  5. Não coloque vestes de paetê de molho ou perderão o brilho num instante (dica do blog Mover)
  6. Deixe as roupas de molho por, no máximo, 15 minutos. O molho em excesso facilita o apodrecimento do tecido e pode fazer alguns tecidos perderem o brilho.
  7. Dê uma última enxaguada para retirar o excesso do amaciante e pendure a peça.
  8. Veja dicas de como pendurar a roupa mais abaixo. ↓ ↓ ↓

✓ Lavando roupas brancas

  1. Lave as roupas brancas separadamente das coloridas e limpe muuuuito bem o tanque, para que não venha a manchar o tecido branco sem querer.
  2. Molhe as peças e o sabão, e esfregue. Faça espuma, esfregue as áreas onde você mais transpira e onde houver sujeira localizada. Depois enxague.
  3. Se a roupa branca estiver muito amarelada ou com alguma sujeira difícil de sair, deixe de molho em algum produto branqueador diluído em água quente (eu recomendo o Vanish Cristal White, já usei e gostei). Dilua o branqueador na água quente e só depois mergulhe a roupa. Muita gente deixa de molho de um dia para o outro, mas eu prefiro deixar a peça de molho até a água esfriar, pois o excesso de molho também é prejudicial para o tecido. A roupa fica limpinha no final, mas se a mancha for muito feia, você precisará de mais algumas lavagens para que ela suma de vez (veja um exemplo do efeito do branqueador da Vanish AQUI).
  4. Se a peça não precisar de branqueador, passe direto para o molho com amaciante por, no máximo, 15 minutos. Dê uma última enxaguada para retirar o excesso do amaciante e pendure a peça.
  5. Veja dicas de como pendurar a roupa mais abaixo. ↓ ↓ ↓

✓ Rendas, bordados e apliques

Tenha um cuidado especial com as partes que contenham renda, bordados e apliques, pois um erro na lavagem pode estragar estas regiões tão bonitas. Atenção as dicas:
  1. Bordados: não podem ser lavados na máquina e nem esfregadas com escova, ou o desenho ficará arruinado. Não deixe de molho, pois pode perder o brilho da peça, esfregue com sabão, enxague e coloque para secar. Mesmo com a lavagem à mão, evite esfregar a área do bordado; se houver necessidade de esfregar, faça com muita delicadeza e somente na área desejada. Não torça nem centrifugue a região bordada; se a roupa for inteiramente bordada, aperte-a com a mão para tirar o excesso de água e coloque para secar.
  2. Rendas: não podem ser esfregadas diretamente, passe somente o sabão e enxágue. Pode ficar de molho. Não pode ser centrifugada e nem torcida, aperte a região com a mão para tirar o excesso de água e coloque para secar.
  3. Apliques: não devem ser esfregadas diretamente, pois podem cair; se precisar limpar a região dos apliques, passe sabão e esfregue o avesso. Apliques de metal (como strass com base metálica) não podem ficar de molho, pois podem enferrujar e a ferrugem mancha todo o tecido ao redor dele. Lantejoulas e paetês não podem ser torcidas, centrifugadas ou apertadas com a mão, pois entortam e podem até quebrar.

✓ Pendurando as vestes ministeriais

Pendurar as vestes ministeriais pode ser uma tremenda decepção se você não se atendar a certos detalhes. Antes de pendurar, não torça as roupas ou elas poderão ficar deformadas, o certo é apenas apertar a peça com as mãos para tirar o excesso de água.
Se você morar em apartamento e não puder colocar uma roupa pingando no varal, use um saquinho para roupas delicadas e centrifugue a roupa na máquina de lavar (não faça a lavagem completa, apenas centrifugue). O saquinho vai ajudar a proteger a roupa durante o processo, mas evite fazer isso com tecidos muito delicados ou com apliques, rendas e bordados, porque eles não podem ir para a máquina nem mesmo para a centrifugação (dica do It Mãe).
Agora confira essas dicas para o momento de pendurar as peças:
  1. Sempre coloque suas roupas para secar na sombra, o Sol direto acelera o desbotamento.
  2. O prendedor pode deixar a roupa marcada, por isso, sempre pendure as peças em regiões de costura para diminuir o impacto do prendedor.
  3. Para os tecidos claros, passe um paninho molhado no varal para retirar qualquer resíduo de poeira, ou ele poderá ser transferido para a roupa. Ou então, estenda uma toalha ou um lençol sobre o varal e pendure as roupas por cima.
  4. Roupas escuras podem ser penduradas diretamente no varal.
  5. Saias e pantalonas são penduradas pela costura do cós.
  6. Para blusas e batas, é possível arrumá-las em um cabide (que esteja limpo) e pendurar o cabide no varal, evitando assim as possíveis marcas de prendedor.
  7. Vestidos também podem ser pendurados com o cabide, mas certifique-se de que não ficará tocando o chão ou ao alcance dos animais de estimação (uma vez, meu cachorro puxou meu vestido de dança preferido e dormiu em cima, quase enfartei). Se achar que o cabide não é uma boa ideia, pendure-o pelo meio, bem na costura da cintura. 
  8. Cuidado com os prendedores com partes enferrujadas, a ferrugem pode manchar as roupas.
  9. Não use prendedores em véus, coloque-o pelo meio sobre o varal e deixe secar.
  10. Retire as roupas do varal somente se estiverem 100% secas, roupas úmidas criam mofo. E no caso dos véus, fique de olho no vento, para que ele não leve seus véus embora.

Espero que tenham gostado das dicas ❤
Sei que parece ser muito trabalhoso, mas não é tanto assim. Depois que você pegar o jeito, vai perceber que fará todos os processos naturalmente e ainda conseguirá ajudar membros menos experientes na hora de lavar as vestes ministeriais.
Oro para que suas vestes sejam sempre perfeitas, limpas e conservadas, para o louvor e a honra do nome do Senhor Jesus! Deus os abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com