julho 30, 2019

Técnica Básica de Ballet: Posições de Braços



Hoje vamos falar das posições dos braços no ballet clássico. Mas antes, acho viável explicar que não existe apenas uma forma de se fazer as posições dos braços. Existem 7 métodos de ballet espalhados pelo mundo (Leia mais sobre isso no Tutu da Ju: LINK) e, apesar dos movimentos serem parecidos, os nomes das posições podem variar de um método para outro. Por isso, se um dia você ver alguém ensinando as posições de braço de uma forma diferente, não fique assustado e nem pense que ela está fazendo tudo errado, é bem provável que essa pessoa tenha aprendido ballet em um método diferente e isso precisa ser respeitado. 
O método que mostrarei e descreverei hoje é o Método Inglês, também chamado de Royal (uma referência ao Royal Academy of Dance), que é o método que aprendi e pratiquei a vida toda. Grave bem o nome do método que você está aprendendo e tome cuidado para não misturar métodos, ou o seu ballet ficará uma bagunça.

Posições de Braços - Método Royal

As posições de braços devem ser realizadas a partir do que vimos sobre o alinhamento do tronco, pescoço e ombros, no post anterior sobre Técnicas Básicas de Ballet (se ainda não conferiu o post anterior, leia-o aqui: LINK). Portanto, se você ainda não conferiu as informações sobre a postura correta usada no ballet, corra para lá, leia e depois retorne...
O ballet clássico, no método Royal, possui cinco posições de performance e duas posições preparatórias:
Bras bas (lê-se "bra bá"): significa "braços baixos". Os braços devem estar arredondados e as mãos na altura da virilha, porém, sem tocar no corpo. É uma posição preparatória para qualquer exercício no ballet.
Demi seconde (lê-se "demí secônd"): significa "pequena segunda" e os braços são mantidos ao lado do corpo num meio termo entre o bras bas e a 2ª posição, a mão fica aproximadamente na altura da virilha. Essa também é uma posição preparatória.
1ª Posição: os braços fazem um desenho oval à frente do corpo, as mãos devem estar na altura do umbigo e os cotovelos devem ficar apontados para fora.
2ª Posição: abra os braços, mas mantenha-os arredondados e ligeiramente na frente dos ombros.  Não deixe os cotovelos caírem, deixe-os levantados. 
3ª Posição: é uma fusão das duas posições anteriores, um braço fica arredondado para a frente (na altura do umbigo) e o outro fica arredondado para o lado. Essa posição pode ser feita tanto para a esquerda quanto para a direita.
4ª Posição: um braço fica arredondado ao lado do corpo e o outro fica arredondado para cima. Essa posição também pode ser feita tanto para a esquerda quanto para a direita. O braço de cima não pode ficar posicionado exatamente acima da cabeça, ele deve ser posicionado um pouco mais para frente, no limite do olhar, onde será possível olhar para a mão pelo cantinho dos olhos (sem mover a cabeça).
4ª Posição Cruzada: um braço fica arredondado para a frente (na altura do umbigo) e o outro para cima (no limite do olhar). Mantenha os ombros sempre elevados, cuidado para não caírem e parecerem frouxos. Essa posição também pode ser feita de ambos os lados.
5ª Posição: os braços fazem um desenho oval para cima, emoldurando o seu rosto. Os cotovelos devem estar apontados para fora e os ombros relaxados. As mãos não podem ficar exatamente acima da cabeça, devem ficar mais para frente, no limite do olhar, onde será possível olhar para ambas pelo cantinho dos olhos (sem mover a cabeça).

Praticando e Memorizando

As posições de braços exigem bastante treino para serem memorizadas corretamente. Não tenha pressa, pratique cada uma com paciência, é importante que você entenda como deixar os braços arredondados e os cotovelos para cima.
Para facilitar o seu aprendizado, veja este lindo vídeo do canal "Pariz Arte em Dança", com todas as posições preparatórias e posições de braços em execução, assim será mais fácil compreende-las:


Espero que tenha gostado das descrições e que elas lhe ajudem a aprender um pouco mais sobre técnica básica do ballet clássico. Se quiser se aperfeiçoar mesmo no ballet, recomendo que procure uma aula de ballet clássico aí na sua cidade, porque a aula presencial e o acompanhamento de um professor sempre será melhor do que aprender sozinho... No mais, recomendo que pratique bastante as posições e o alinhamento dos braços, pois isso deixará a sua dança ainda mais bonita.

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com