julho 02, 2019

Como Passar as Vestes Ministeriais



Nos post anteriores, falamos sobre o que se precisa saber sobre vestes ministeriais e sobre dicas de como efetuar uma lavagem segura. Hoje veremos algumas dicas de como passar suas roupas de forma segura, a fim de evitar acidentes.
A primeira coisa que gostaria de salientar é que quase todas as vestes ministeriais precisam ser passadas, afinal, é normal que adquiram marcas de dobra ou rugas por estarem numa repartição muito cheia de roupas. Existem alguns tecidos que não ficam muito marcados e mal precisam ser passados, mas se este não for caso das suas roupas, passa-las é a melhor solução para mostrar zelo com a obra de Deus.
Ninguém merece uma roupa tão amassada que parece ter saído de uma garrafa, não é verdade? Deus também não merece isso, Ele merece somente o nosso melhor e uma roupa desleixada não é o nosso melhor. Portanto, se você quer melhorar e entregar a sua melhor oferta para o Senhor, segue essas dicas:

✓ Cuidados iniciais

Certifique-se de que o ferro de passar está limpo. Esse é um cuidado que muita gente deixa de ter no decorrer do tempo, mas que pode deixar marcas permanentes em suas vestes ministeriais.
Fique esperto principalmente com marcas de queimado. Quando queimamos alguma peça de roupa, o ferro de passar fica com o tecido queimado grudado e se não for limpo, essa camada pode ser transferida para as vestes ministeriais quando for passa-las, e a sujeira não sai (digo por experiência própria 😆).
Passadeiras a vapor são muito boas também, se você tiver uma, use sem medo.

✓ Roupas delicadas

Tecidos como cetim, seda ou musseline, são extremamente sensíveis ao calor e podem derreter facilmente, por isso, siga essas dicas básicas:
  • Ligue o ferro na potência mais baixa. Mesmo que leve um pouco mais de tempo para terminar de passar, essa é a forma mais segura de não queimar a sua roupa.
  • Se você não tiver muita experiência em passar roupas, forre um lençol velho em cima da peça para que o ferro de passar não fique em contato direto com a roupa. Isso o ajudará a evitar acidentes!
  • Passe o cetim pelo avesso, pois o calor do ferro pode estragar o brilho do tecido com o tempo.

✓ Roupas com tecidos mais resistentes

Tecidos mais resistentes como oxford e malhas podem ser passados normalmente. Se a cor do tecido for clara, recomendo passa-la do avesso, pois se houver algum incidente que venha a sujá-lo, a sujeirinha não ficará visível do lado direito.

✓ Roupas brancas

A maior dificuldade de passar uma peça branca, é não sujá-la sem querer durante o processo. Minhas dicas para passar roupas brancas são:
  • SEMPRE passe a roupa branca do avesso, porque se acontecer algum acidente que venha a sujar o tecido, pode ser que a manchinha nem apareça do lado direito da roupa.
  • Se o tecido for transparente, forre um lençol por cima da peça para que o ferro não entre em contato direto com ela. Isso é importante para evitar qualquer possibilidade de sujá-lo, pois como é transparente, não terá como esconder a sujeira.
  • Depois de passa-la, SEMPRE proteja a roupa branca com uma capa plástica, para protege-la de resíduos externos.

✓ Rendas, bordados e apliques

Para bordados e apliques não há muito segredo, é extremamente necessário que sejam passados do avesso e colocando um pouco mais de pressão no ferro. Evite passar do lado direito, pois a fricção com o bordado ou os apliques pode danificá-los.
Rendas são ainda mais delicadas para se passar, deixe o ferro na potência mais baixa e passe a renda dos dois lados. Muita gente recomenda o uso de spray de goma também, que deve ser borrifado na renda e depois passado à ferro, mas deixo essa como uma dica opcional (nunca testei essa dica e não sei como fica o resultado, se alguém já usou, deixe aí nos comentários o que achou).

✓ Cuidados depois de passar

Não dobre suas vestes depois de passar ou estragará todo o trabalho para mantê-las bonitas. Segue algumas diquinhas do que fazer depois de passar a sua roupa:
  • O ideal é pendurar as roupas no cabide e cobri-las com uma capa de plástico. Recomendo comprar capa para vestido, pois são longas e conseguirão proteger as suas vestes ministeriais independente do tamanho delas. Se você não tiver capa e não tiver dinheiro para adquirir uma, a minha dica é usar aqueles sacos de lixo preto, eles são grandes e cumprem bem o papel de proteger as roupas (uma de minhas lideradas fez isso uma vez e eu amei a ideia, deu super certo).
  • O uso da capa é obrigatório em roupas brancas, já que elas podem sujar com muita facilidade.
  • Batas e blusas devem ser penduradas normalmente no cabide.
  • Pantalonas devem ser penduradas pela metade no cabide. Alinhe bem as pernas para não criar marcas de dobras nos lugares errados.
  • Vestidos devem ser dobrados na costura da cintura e colocados no cabide. Se o vestido não tiver dobras na cintura, pendure-o normalmente no cabide, pelos ombros.
  • Evite usar cabides de saia (aqueles que tem prendedores para segurar a saia), pois os prendedores marcam as vestes e elas são difíceis de tirar depois.

Espero que tenham gostado das dicas!! Apesar de uma roupa ter tratamento diferente de outra, os métodos de passar são fáceis e podem aumentar a vida útil de suas vestes. Que Deus os abençoe e suas vestes estejam sempre passadas e lindas, para o louvor e a honra do nome dEle.

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com