abril 27, 2019

Técnica Básica de Ballet: Postura da Cabeça aos Pés



Hoje vamos inaugurar a área de "Dicas Técnicas" falando sobre a técnica básica do ballet (as imagens que possuem direitos autorais, estão com os créditos nas legendas; as imagens produzidas por mim possuem a marca d'água do blog; algumas desconheço a origem, se alguém souber, por favor, entre em contato para que eu possa creditá-las).
O ballet clássico é uma dança belíssima, com uma técnica postural exigente para dar aos bailarinos toda a estabilidade que eles precisam para a execução dos movimentos. Muitos ministérios de dança utilizam o ballet clássico ou o jazz dance como base primária de seu desempenho técnico; outros usam apenas alguns poucos conhecimentos, somente para melhorar a postura da dança e o desenvolvimento dos movimentos; mas independente do caso, espero que os conhecimentos deste post o ajudem a melhorar, para o louvor e a honra do nome do Senhor Jesus.

Cabeça

Muita gente ignora o alinhamento da cabeça ao dançar, o que acaba deixando muitos ministros com "cabecinha de tartaruga" durante as coreografias. A cabeça deve ser parte integrante da dança, como no ballet, alinhada aos movimentos do tronco e consequentemente dos braços, e o pescoço deve estar sempre alongado para garantir a elegância.
A cabeça pode assumir diferentes posições numa coreografia:
*Imagem retirada da monografia de Daniela da Silva (LINK), com adaptações
Não tem nada mais feio do que as cabeças dos bailarinos estarem cada uma de um jeito numa pose coreográfica ou durante um movimento (uma para baixo, uma para cima, outra inclinada, etc.), e ninguém quer ser a "pessoa da cabeça feia", então, não se esqueça de trabalhar o alinhamento da cabeça, lembre-se que ela também faz parte da dança.

Ombro, coluna e quadril

O ballet preza bastante pela boa postura, portanto, certifique-se de sempre manter uma postura correta ao dançar, garantindo assim a beleza dos movimentos e principalmente a saúde de seu corpo.
Para se manter uma boa postura, é preciso trabalhar três pontos importantes: ombro, coluna e quadril.
A coluna precisa estar devidamente alinhada em uma postura correta, não pode estar jogada para trás (como se empinasse o peito) ou encurvada para a frente. O quadril também deve estar "encaixado" em sua posição anatômica, ou seja, não pode estar empinado e nem projetado para frente como se chupasse o bumbum, e também não pode quebrar para as laterais quando estiver sobre uma perna só.
Os ombros devem estar relaxados. É comum os ombros ficarem tensos quando se está trabalhando o alinhamento da coluna, o que automaticamente os impulsiona para cima. Mantenha-os para baixo e relaxados, essas são as duas palavrinhas chaves para os ombros.
*Imagem retirada da dissertação de Rosana Lobo (LINK), com adaptações
É normal que muitas pessoas descubram problemas de desvio postural ao fazerem ballet (lordose, cifose ou escoliose), o que os impossibilita de alcançarem o alinhamento perfeito da coluna. Se isso acontecer com você, recomendo que procure um médico. Quando a consulta com o especialista é feita a tempo, é possível fazer tratamentos corretivos para a coluna. Em breve trarei um post específico sobre desvios anatômicos, para vocês aprenderem a identificar coisas incomuns no corpo de vocês e que talvez necessitam de consulta médica.

Braços

No tópico anterior, falamos sobre os ombros, que não podem estar tensionados e nem elevados, mas devem estar relaxados e para baixo, em posição anatômica. Isso é importante principalmente para manter a boa postura dos braços.
Os braços, no ballet, devem seguir a linha do ombro com naturalidade em direção a diagonal, assumindo uma forma arredondada. Os braços não podem ser jogados para trás (como se estivesse empinando o peito), os cotovelos não podem ficar caídos porque parece braço de preguiçoso, e o punho precisa ficar relaxado e alinhado ao braço para que a mão não pareça "quebrada".

Mãos

Devem permanecer relaxadas e alinhadas aos braços, para não ficarem parecendo "quebradas" durante o movimento, como uma mãozinha de boneca de plástico. Atente-se também aos dedos: o mindinho não pode ficar levantado demais como se estivesse segurando uma xícara; o indicador pode ficar levemente levantado, mas também não pode ser em excesso como o dedo do ET; o polegar deve ficar escondido próximo a palma, ou ficará parecendo que está segurando um sanduíche; e os outros dedos devem ficar unidos.
Assista também ao vídeo Mão de Bailarina (LINK) do canal A Um Passo da Dica, ele ilustra de forma simples como você pode alinhar os dedos de acordo com o ballet clássico. Lembre-se que o ajuste é feito com a prática, então pratique bastante até o seu cérebro se acostumar.
(Confira as posições de braço do ballet aqui: LINK)

Pernas

Devem sempre manter o alinhamento en dehors (para fora). A rotação da perna é externa e sempre deve começar da articulação do quadril, da coxa. Muita gente força os pés para fora achando que é dessa forma que se conseguirá um en dehors profissional, entretanto, isso é extremamente prejudicial para os joelhos e pode gerar lesões no futuro. O joelho e o tornozelo devem acompanhar a rotação, mas o movimento deve sempre começar na articulação do quadril.
*Direitos autorais desconhecido, imagem com adaptações
Outros estilos de dança utilizam as pernas paralelas e o en dedans (para dentro), mas se você pretende utilizar os passos característicos do ballet, então o en dehors é o alinhamento correto para se usar.
É importante que se entenda a dinâmica das pernas, como elas devem estar e de onde o alinhamento deve começar, pois é isso que o ajudará a assumir as posições de pés características do ballet.

Pés

O alinhamento dos pés deve acompanhar o en dehors da perna (ou o en dedans, caso use outro estilo de dança). O pé pode assumir três variações bastante distintas: pé inteiro no chão, meia ponta ou ponta.
*Imagem retirada da monografia de Daniela da Silva (LINK), com adaptações
O importante no alinhamento dos pés é realizar movimentos bem definidos, pois é isso que trás elegância ao movimento. Se for subir na meia ponta, faça uma meia ponta alta e lembre-se de jogar o peso do corpo sempre para o lado do dedão para não torcer o pé; se for efetuar uma ponta, defina a ponta com força e lembre-se que uma ponta bonita é aquela em que somente a ponta do dedão toca o solo. Pontas e meia pontas realizadas de forma chocha passam uma impressão ruim no ballet e deixam o movimento "preguiçoso", por isso, trabalhe para fazer um alinhamento forte e bem definido com os pés e os passos ficarão ainda mais bonitos.
(Confira as posições de pés do ballet aqui: LINK)


Espero que tenham gostado das dicas iniciais sobre as técnicas de ballet, e que isso os ajude a lapidar sua equipe, tornando seus movimentos ainda mais bonitos para o Senhor. No começo pode ser difícil arrumar todas as partes do corpo de uma vez, mas a prática leva a perfeição, portanto, pratique bastante para que seu cérebro se acostume com o jeito correto de fazer as coisas.

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Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



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