abril 30, 2019

Iniciando o Ministério #4 - Estatuto de Regras



Hello, querido! Dando continuidade a nossa TAG de como iniciar um Ministério de Dança, falaremos hoje sobre o Estatuto de Regras do ministério, mais uma parte importantíssima da estrutura de um ministério de dança, mas que é frequentemente negligenciada.

O que é Estatuto de Regras?

Um estatuto é um conjunto de regras que definem a organização e o funcionamento de uma instituição, órgão, estabelecimento, ou, no nosso caso, um ministério.

Por que regras são importantes?

Onde não há limites, nem regras, fica-se com a sensação de que tudo pode acontecer e nada pode ser cobrado dos participantes. Por exemplo: quando um ministério não possui regras, os membros sentem-se livres para fazer o que bem entendem, para chegar a hora que quiserem nos ensaios ou para mexer no celular quando sentirem vontade, e a palavra do líder não terá poder para corrigi-los, porque não há nenhuma regra pré-estabelecida que possa lhe servir de base para doutrinar o comportamento dos membros e o funcionamento do ministério.
Regras são importantes para impor limites a todos os participantes, para evitar problemas internos (que podem se agravar e virar problemas enormes, interferindo na obra de Deus) e para mostrar aos integrantes como o ministério trabalha e funciona. Além disso, as regras ajudam a preparar os participantes para muitas outras coisas que eles possam vivenciar, ajudando-os a amadurecer, assumir pequenas responsabilidades e futuramente a se adaptar a contextos que possuem suas próprias regras, como faculdades, locais de trabalho ou outros ministérios.
Muitos ministérios sequer param para estabelecer um estatuto de regras, como se isso não fosse importante. Entretanto, se não fosse algo importante, por que Deus se deu ao trabalho de criar os dez mandamentos e de documenta-los numa pedra, para o povo? Pense nisso.

Como fazer as regras?

Dedique um pouco de seu tempo na elaboração dessas regras, escreva a mão ou digite-as no computador, pois é importante que esteja documentado para que todos vejam que ele existe e que precisa ser respeitado.
Elabore as regras de forma clara e objetiva, mas não se limite apenas ao ensaio, tente abordar todas as atividades do ministério, de modo que os membros possam entender e descrever, sem dúvidas ou ambiguidades, como as coisas funcionam. E lembre-se sempre que uma regra só é entendida como regra se for exigido que seja cumprida sistematicamente, portanto, quando o estatuto entrar em vigor, evite ao máximo fazer exceções!
Quando o documento estiver pronto, leia-o junto com os integrantes do ministério e peça para que todos o assinem, como uma confirmação de que concordam com as regras e pretendem segui-las. Guarde a cópia assinada com você e deixe outra cópia a disposição dos participantes, para que eles possam consulta-lo sempre que precisarem.

O que devo colocar no Estatuto de Regras?

Tudo o que puder lembrar. As regras definirão como o ministério vai funcionar em seus mínimos detalhes, então pense em tudo e anote. Vou deixar alguns tópicos como sugestão, mas sinta-se livre para adicionar itens, o importante é que o estatuto de regras fique o melhor possível para a sua equipe:
  • Ingresso no ministério (como e quem pode entrar no ministério)
  • Deveres do líder
  • Deveres do membros
  • Sobre os ensaios (regras a serem seguidas no ensaio, desde roupas até comportamento)
  • Sobre as apresentações (regras a serem seguidas nos dias de apresentação)
  • Sobre as ministrações com o louvor (regras para os dias de ministração com o louvor)
  • Sobre evangelismos (regras para os dias de evangelismo, desde roupas até comportamento)
  • Sobre a consagração em equipe
  • Sobre suspensão e disciplina
  • Geração de Recursos (como será a arrecadação de verba do ministério)
  • Sobre roupas e acessórios (cuidados e responsabilidades com os itens do ministério)
  • Saída do ministério (como sair do ministério bem e sem escândalos)
Deixarei também um modelo pronto de Estatuto de Regras, criado a partir dos tópicos acima, para o caso de estar com dificuldades ou de não ter muitas ideias do que colocar nas regras. Tudo o que escrevi neste modelo é o que costumo usar em minha liderança e, graças a Deus, tenho tido ótimos resultados e consequências:

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com