abril 16, 2019

Espetáculo de Dança - Como Criar



Muitas igrejas e ministérios estão aderindo a este tipo de apresentação, e não é para menos, pois além do resultado ser lindo, é uma forma inovadora de pregar a palavra de Deus e de atrair a atenção de pessoas não-cristãs, que vão a igreja para assistir a uma "simples apresentação de dança" e ficam cara a cara com uma mensagem cristã em forma de dança.
Se você planeja criar um espetáculo de dança pela primeira vez, está no lugar certo, pois este post foi escrito com muito carinho pra você. Por isso, toma nota de tudo, siga todos os passos com atenção e empenho, e tenho certeza que o seu primeiro espetáculo será lindo, para a honra e glória do nome do Senhor.

Não é errado chamar de "espetáculo"?

Na verdade não, não é errado. Veja bem, "espetáculo" quer dizer: "aquilo que chama e prende a atenção; qualquer apresentação pública de teatro, canto ou dança, num palco, em praça pública etc; algo excepcionalmente interessante, bom, bonito e/ou vistoso" (Dicionário).
A palavra espetáculo não tem um significado ruim e não tem relação nenhuma com "coisas mundanas", portanto, a igreja pode usar esta palavra sem medo, pois não transmitirá nenhuma impressão negativa. Uma das grandes vantagens de se usar esse termo para descrever a apresentação, é que ela vai atrair a atenção das pessoas e poderá trazer muita gente nova para a igreja, a fim de assistir ao espetáculo, e consequentemente elas serão ministradas pela palavra de Deus 💚.
Vale lembrar, que existem casos em que o pastor prefere não usar essa palavra. Isso já aconteceu comigo e, se acontecer com você, respeite a opinião do seu líder, obedeça-o, e com o tempo vá conversando com ele para fazê-lo entender que não há nada de errado em chamar um espetáculo de "espetáculo".

Qual o objetivo de um espetáculo na igreja?

Muita gente acha que elaborar um espetáculo é frescura, ou uma forma de se exibir dentro da igreja, entretanto, um espetáculo é uma ferramenta diferente de evangelismo, usada para tocar o público e lhe passar uma mensagem. Se você observar bem, um espetáculo é como qualquer outra apresentação de dança ou teatro, só que numa escala maior, com mais tempo de duração e uma mensagem contada em detalhes e sem pressa.
O espetáculo de dança vai ser aquilo que fizermos dele. Se não colocarmos nenhuma mensagem relevante, apenas um amontoado de coreografias aleatórias, então ele não terá significado algum; mas se adicionarmos uma mensagem ou uma história a ser contada, aí o espetáculo terá o significado que a mensagem quiser transmitir.
O objetivo de se fazer um espetáculo de dança nunca deve ser o de autopromoção ou aumento de status do ministério, mas sim, evangelizar... Tudo deve girar em torno da adoração e da manifestação do reino de Deus! Um espetáculo, em si, já atrai a atenção das pessoas e as envolve emocionalmente, agora imagine se inserirmos uma mensagem cristã neste espetáculo, com todas aquelas pessoas prestando atenção na história/mensagem e se envolvendo pela palavra de Deus contida ali... Consegue perceber a maravilha disso tudo?

O papel do líder na direção do espetáculo

O "diretor" é a pessoa responsável pelo espetáculo como um todo, e será a pessoa mais importante para a produção do espetáculo de dança. Dentro da igreja, o diretor deve ser a pessoa que teve a ideia e elaborou o roteiro do espetáculo, ou seja, se você foi que elaborou tudo, recomendo que você trabalhe na produção dele.
Para não ficar dúvidas, vou explicar de uma forma diferente: se você observar a liderança de Moisés, perceberá que ele foi o diretor da construção do Tabernáculo do Senhor. Deus deu a ele todo o projeto e ele foi distribuindo as tarefas de confecção conforme o que foi estabelecido por Deus. Porém, Moisés não largou a responsabilidade nas costas dos outros, muito pelo contrário, ele teve que conferir o andamento de todos os trabalhos, afinal, era o líder do povo... Na igreja, o sentido será o mesmo, se Deus entregou o projeto a você, líder, e o ajudou a desenvolver todo o roteiro, então ninguém além de você poderá dizer se os preparativos estão seguindo o caminho certo ou não, por isso o oriento a ser o diretor do espetáculo.
Como aconteceu com a construção do tabernáculo, é possível dar oportunidade para outros membros criarem coreografias, não precisa ficar com todas as tarefas somente para si, mas você precisará averiguar TUDO, constantemente, para saber se as coisas estão seguindo conforme o planejado.
Quanto a direção do espetáculo, fica aqui algumas dicas:
  • Seja o diretor de seu projeto, se a visão foi dada a você, ninguém melhor do que você para dizer aos demais como as coisas deverão ser feitas. Não jogue a responsabilidade toda nas costas dos outros, delegar serviços é diferente de largar todo o trabalho para os outros fazerem.
  • O diretor pode até ouvir ideias de outras pessoas, mas é ele que decide o que vai fazer parte do espetáculo e o que não vai. Muita gente tenta palpitar na produção do espetáculo com o intuito de ajudar, mas o diretor precisa ficar com o controle da situação em suas mãos, ou haverá dezenas de pessoas dizendo o que os participantes devem fazer e ficará uma bagunça. Ouça as ideias, se forem boas e der para usar, use; senão, diga não e explique para a pessoa que não vai dar. Não tenha medo de dizer não, muita gente quer ajudar, mas algumas têm ideias absurdas, então recuse com educação e explique os motivos de não usar essa ideia (isso vai ser crescimento pra ela também).
  • Seja comunicativo, deixe os participantes a par da história que está sendo contada, para que eles verdadeiramente se sintam parte do enredo e saibam o que estão fazendo. Se outros coreógrafos forem escalados para o ajudar, explique o que você espera das coreografias e que pontos específicos eles precisam ficar atentos, isso facilitará o trabalho deles e ajudará a acertarem em tudo o que coreografarem.
  • Não se gabe! Ser diretor de um espetáculo é uma tarefa e tanto, mas isso não significa que você é melhor que os outros, ou que deva deixar o ego inflar. Trate todos com educação e paciência, responda as perguntas/dúvidas que lhe fizerem e seja humilde, para que tudo corra bem e o nome do Senhor seja exaltado em todo o seu projeto!
  • No dia da apresentação, cheque todos os participantes para conferir se estão arrumados, penteados e maquiados, e se todos estão com os seus adereços (quando houver).
Outro ponto que vale a pena ser mencionado, é a possibilidade de um de seus liderados ter uma ideia para um espetáculo. Se ele for criativo e conseguir pensar em todos os pormenores da apresentação, permita (sob a sua supervisão) que ele dirija a produção do espetáculo, isso será um aprendizado maravilhoso pra ele. Mas esteja sempre por perto, porque provavelmente ele precisará de ajuda de vez em quando.
Entretanto, se o membro tiver uma ideia, mas não for muito criativo e não conseguir pensar em todos os detalhes, ajude-o a estruturar o roteiro e pensar em tudo o que falta, isso também será uma experiência muito boa pra ele e o motivará a ter mais ideias de espetáculo no futuro. Se o membro não conseguir dirigir a produção do espetáculo (o que pode acontecer, já que nem todo mundo tem chamado para a liderança), assuma a frente com base nas ideias que discutiram e no roteiro pronto.
Tenho certeza que você e o ministério de sua igreja terão muito a oferecer para a obra de Deus!

Espetáculo passo a passo

1. Defina o Tema: o tema é a mensagem principal do espetáculo, que tipo de lição você quer passar para a igreja? Por exemplo, quer falar sobre fé? O plano de salvação? O nascimento e/ou a crucificação de Jesus? Missões? (…) Ore e peça orientação do Senhor para definir o tema do espetáculo, pois isso deixará as coisas ainda mais fáceis.
2. Esboce o roteiro da apresentação e o roteiro técnico: anote as suas ideias iniciais para o espetáculo, como por exemplo, a quantidade de músicas que planeja usar, se vai precisar de narrador entre uma música e outra, a quantidade de pessoas que planeja usar, se será necessário convidar pessoas de fora do ministério para fazer participações especiais, se vai precisar de algum objeto que precisa ser comprado/confeccionado com antecedência, se vai haver iluminação diferente, etc. Lembre-se que esse é apenas um esboço, não tenha medo de mudá-lo no decorrer da criação do espetáculo.
3. Crie um repertório de músicas: reúna todas as músicas possíveis e imagináveis que combinem com o seu tema. Não pegue uma música apenas, pois corre-se o risco dessa música não se encaixar tão bem com o roteiro do espetáculo. O melhor é pegar várias, assim você poderá escolher a que melhor se encaixa com a história do espetáculo.
4. Selecione a quantidade de músicas que usará e escolha as músicas que melhor combinem com a sua ideia: chegou a hora de definir a quantidade de músicas que pretende usar e quais serão elas; se possível, coloque-as todas em ordem para facilitar a sua visualização de como está ficando o espetáculo (e é muito legal ver as coisas tomando forma). Ouça-as várias e várias vezes, até ter certeza de que elas estão contando corretamente a história, provavelmente isso o fará enjoar delas, mas isso também faz parte kkkk. É bem provável que, nesta etapa, partes das coreografias já comecem a se formar na sua cabeça conforme você for ouvindo as músicas...
5. Estruture o roteiro: está na hora de fazer um roteiro definitivo, para a apresentação e para a parte técnica. Depois desse passo não será possível mudar mais nada, então, dedique tempo e paciência para anotar tudo o que precisar ser anotado. O roteiro deve incluir TUDO o que você precisa para que o espetáculo aconteça: as músicas (já colocadas em ordem), a quantidade de pessoas que haverá em cada coreografia, a quantidade de pessoas que fará as encenações teatrais (se tiver partes teatrais), os acessórios especiais que precisam ser produzidos, cenário (se houver), modelo de roupas/maquiagem/penteado, iluminação que pretende usar (se houver) e as narrações. Escreva tudo, porque este roteiro será o seu guia para os ensaios e preparativos.
6. Divida funções: evite ficar responsável por tudo, se for possível, delegue funções ou você poderá ficar sobrecarregado. Tenha em mente que, quem cria o espetáculo, é quem deve ser o diretor-geral, mas tarefas menores podem ser distribuídas entre os integrantes do ministério, para fazer o serviço progredir mais depressa.
7. Crie as coreografias: chegou a hora de colocar a mão na massa e criar as coreografias. Agora que o roteiro já está pronto e você já sabe como é o espetáculo em sua totalidade, fica fácil criar as danças. Entretanto, esteja sempre acompanhando a confecção das roupas e acessórios durante esse período, não deixe para a última hora.
8. Ensaie muito: ensaie muito, muito mesmo, e garanta que a equipe terá bastante tempo de ensaio até o dia da apresentação. Provavelmente os membros do ministério ficarão enjoados das músicas, mas isso faz parte, o importante é ensaiar muuuuito, para que todos saibam o que fazer, estejam entrosados e a qualidade do espetáculo aumente.
9. Organize um ensaio geral: isso é importante para ministérios de dança grandes e que possuem vários grupos etários, ou para os casos em que o espetáculo abranja o teatro ou outras pessoas de fora da dança. É essencial que se faça um ensaio com todos juntos, para que os integrantes possam se acostumar uns com os outros e para corrigir os últimos errinhos. Outra vantagem de um ensaio geral, é que os participantes conseguirão assistir a toda a apresentação com antecedência, e não ficarão “desesperados” para assistir no dia.

Outras Dicas

  • O TEMPO é o principal inimigo de um bom espetáculo, certifique-se de que haverá muito tempo para ensaiar, até o dia da apresentação. A falta de tempo, além de prejudicar a qualidade das coreografias, pode aumentar a tensão dos preparativos e acabar acarretando desentendimentos. Preste atenção no tempo!
  • O ROTEIRO é o maior causador de problemas durante a produção do espetáculo. A maior parte dos problemas que já vivenciei como diretora de produção foi por falha de roteiro, portanto, certifique-se de escrever tudo no roteiro com antecedência, para evitar dores de cabeça no futuro.
  • As ROUPAS podem interferir na qualidade da dança, certifique-se de que as coreografias estão de acordo com a roupa escolhida (por exemplo: evite vestidos e saias  para danças no nível baixo, ou o excesso de tecido atrapalhará os ministros, podendo até gerar acidentes e constrangimentos).
  • Dançar muitas músicas seguidas cansa! Certifique-se de que sua equipe terá condicionamento físico e energia para aguentar até o final, ou as músicas poderão ficar prejudicadas pela fadiga (e acabar ficando feias).
  • Se possível, elabore estudos ou conversas a respeito do tema, para que todos os participantes fiquem envolvidos no espetáculo até o final. Uma equipe envolvida é uma equipe empenhada!
  • Não tenha pressa durante a elaboração do roteiro, só marque uma data de apresentação quando tiver certeza de que Deus lhe entregou todo o projeto do espetáculo! Ele é multiforme em Sua forma de agir e nos mostrar os seus planos, portanto, esteja atento a voz de Deus e tenho certeza que coisas maravilhosas Ele irá lhe entregar.
  • Não delegue tarefas para os outros sem lhes dar detalhes do que eles precisam fazer. Delegar tarefas é explicar o que você precisa para que a pessoa possa te ajudar, se você não diz o que precisa ser feito, estará dando liberdade para os ajudantes fazerem do jeito que quiserem e não poderá ficar bravo se não sair do jeito que queria.
  • Sempre supervisione o trabalho de seus ajudantes, isso é importante para que eles não se sintam abandonados ou explorados. Ver o trabalho deles e elogiar quando estiverem fazendo um bom trabalho, é bom para que se sintam envolvidos na produção do espetáculo.

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com