agosto 06, 2019

Técnica Básica de Ballet: Posições de Pés



Vamos falar um pouco mais sobre técnica? Hoje aprenderemos sobre as posições dos pés, que é uma das partes mais gostosas de se explicar e a mais fácil de se aprender, visto que as posições de pés são as mesmas em quase todos os métodos de ballet clássico. Por isso, prepare suas sapatilhas e vamos praticar.
Ressalto apenas que o método que eu aprendi é o Método Inglês (também conhecido como Método Royal).

Posições de Pés - Método Royal

As posições de pés devem ser feitas a partir do bom alinhamento das pernas, em en dehors, como mencionado no primeiro post sobre Técnicas Básicas de Ballet (se ainda não conferiu o post anterior, leia-o aqui: LINK). Lembre-se que o en dehors vem das coxas, então não adianta ficar forçando os pés para atingirem uma abertura profissional, pois isso somente fará mal aos seus joelhos.
E as posições de pés do ballet clássico são:
Direitos autorais desconhecidos. Origem da imagem desconhecida.
1ª Posição: mantenha os calcanhares juntos, abra os pés em en dehors (para fora) de forma natural. Não force a abertura para ficar maior, isso prejudicará os seus joelhos, fará os pés caírem para a frente e não ficará nem um pouco bonito. Abra os pés naturalmente, até onde conseguir.
2ª Posição: afaste os pés lateralmente, ainda mantendo o en dehors. Cuidado para não abrir demais a segunda posição, a distância entre um pé e outro deve ser de "um pé", portanto, imagine que há um pé imaginário aí e regule a distância. 
3ª Posição: coloque um pé na frente do outro, unindo-os pelos calcanhares e mantendo o en dehors nos dois pés. O calcanhar do pé da frente deve esconder o calcanhar do pé de trás, lembre-se sempre disso. Qualquer um dos pés pode ficar na frente.
4ª Posição: afaste os pés para a frente, com o en dehors em ambos. A quarta posição lembra bastante a segunda, só que em vez de ser para o lado, o afastamento é para a frente. A distância entre um pé e outro também deve ser de "um pé".
5ª Posição: os pés voltam a ficar unidos, um na frente do outro, sempre mantendo o en dehors. O calcanhar do pé da frente deve esconder o dedão do pé de trás
6ª Posição: é mais conhecida como "posição de descanso", por isso não chega a ser uma posição muito usada na performance do ballet. Os pés ficam paralelos e em en dedans (para dentro), e é mais utilizada em alongamentos e exercícios.

Praticando e Memorizando

As posições seguem uma linha muito fácil de memorizar. Se você conseguir gravar esse raciocínio, nunca mais esquecerá a ordem e quais são posições:
fecha (1ª) - abre (2ª) - fecha (3ª) - abre (4ª) - fecha (5ª) - descansa (6ª)
Separei ainda um vídeo do canal "A um Passo da Dica", onde a Égle Camolês demonstra todas as posições de pés de uma forma muito graciosa. Confira:


Observe que o en dehors dela é perfeitamente aberto (180º), uma abertura de profissional. Um aluno de ballet costuma ter uma abertura de aproximadamente 100º em seu en dehors, por isso, não fique forçando uma abertura profissional porque isso não o fará melhorar, procure exercícios específicos para en dehors e pratique da forma correta.

Espero que essa pequena descrição de cada posição o ajude a trabalhar as posições de pés do ballet clássico. Lembrando que, para a execução correta de cada posição, é necessário praticar, portanto, pratique bastante!!

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com