junho 04, 2019

Iniciando o Ministério #6 - Recursos Financeiros



Aqui estamos nós, na nossa última dica da TAG "Iniciando o Ministério", para falarmos de nosso último passo para que o ministério consiga iniciar suas tarefas bem e sem dores de cabeça. Pretendo fazer um post de conclusão ainda, com algumas considerações finais, em breve.
Hoje falaremos sobre os recursos financeiros do ministério, afinal, roupas e acessórios não são de graça e não caem do céu (a não ser que Deus queira).

Por que o ministério precisa gerar recursos?

O ministério de dança precisa gerar recursos de alguma forma, por um simples motivo: nada no nosso mundo é de graça. Tecidos possuem preço, costureira possui preço (a não ser que ela queira fazer um serviço voluntário), sapatilhas e collants possuem preços, trazer um professor de dança para dar aulas na igreja possui preço, viagens para congressos e workshops possuem preços, qualquer acessório de dança possui preço... Enfim, tudo sempre vai custar alguma coisa.
Por isso é importante você pensar no assunto ANTES de iniciar as atividades do ministério. Não deixe para depois, pense nisso agora, para não ter problemas no futuro quando precisar comprar tecidos para fazer as vestes ministeriais.

A igreja tem que ajudar o ministério?

Na verdade não, não tem. É precisa lembrar que a igreja não é uma empresa, que paga os departamentos para eles funcionarem; a igreja é uma instituição religiosa que sobrevive de dízimos e ofertas. Por isso, na maioria das vezes ela tem não recursos suficientes para pagar as contas e ainda bancar os custos de todos os ministérios e departamentos que possui.
Existem sim, igrejas que conseguem recursos suficientes para suprir os seus ministérios de dança, entretanto, isso não é uma obrigação da igreja, ela faz quando pode, quando dá para fazer. Se a sua igreja não tiver condições de bancar os gastos do ministério de dança, não fique chateado, existem outras formas de se levantar o dinheiro necessário para as atividades e roupas ministeriais.
Minhas equipes nunca foram supridas pela igreja. Houve um momento em que meu pastor até tentou nos ajudar, mas devido ao aumento das contas de água e luz, não pôde. Me virei como podia e Deus nos abençoou maravilhosamente, nunca nos faltou nada, tudo o que planejávamos fazer, conseguíamos, e até ofertas de terceiros recebemos, tudo isso por provisão de Deus.
Não se alarme se sua igreja não puder ajudar o ministério financeiramente, e também não fique com medo, pesquise ideias de geração de recursos, confie em Deus e tudo dará certo!

Gerando recursos

Existem algumas formas bem legais e eficientes para gerar recursos financeiros ao ministério, porém, é importante que todos os membros colaborem com o trabalho ou o líder ficará extremamente sobrecarregado. Segue algumas ideias legais, que eu vi em ação e que deram super certo:
  • Mensalidade: o sistema de mensalidade é muito eficiente, e é a forma que eu utilizo com minhas equipes. Estipulando uma mensalidade de R$10,00 é possível juntar dinheiro para comprar tecidos e acessórios sem que isso pese no bolso dos membros ou dos pais (no caso dos menores de idade), afinal, desembolsar dez reais no mês não vai ser custoso pra ninguém. Os únicos obstáculos que essa ideia pode ter são: os pais não conseguirem pagar a mensalidade devido ao desemprego, ou, os pais não serem cristãos e não quererem bancar nada; mas esses obstáculos podem ser superados com a adição de outras ideias de arrecadação.
  • Vender brigadeiros e beijinhos: já vi um ministério de dança fazer isso e também deu super certo. Todos os membros ajudaram fazendo os brigadeiros e beijinhos, enrolando e depois vendendo, e o valor estipulado para arrecadar foi atingido com sucesso. Dá para adicionar cajuzinho a lista de doces também, caso alguém da equipe saiba fazer, e é algo que dá para se vender no final do culto ou até mesmo na rua.
  • Cantina: a equipe pode se unir e fazer algum prato de doce ou salgado para vender na cantina da igreja e retirar o valor para o ministério. Provavelmente precisará da autorização do pastor e de uma ou duas pessoas da equipe para trabalhar na cantina, mas é uma estratégia muito viável e funcional.
  • Rifa: minha sobrinha já fez uma rifa para ir a um retiro e o resultado foi impressionante, ela conseguiu pagar a inscrição, a viagem (porque era em outra cidade) e ainda sobrou dinheiro. O ministério pode rifar um perfume de uma marca boa, uma cesta de chocolates, um prato de doce top ou coisas similares. Em papelarias é possível encontrar cartelas de rifa de 50 e até de 100 nomes, e se a equipe toda se empenhar em vender, conseguirá angariar fundos rapidamente.
Essas são algumas ideias que eu já vi em ação e que sei que funcionam, mas se você procurar pela internet, pode ser que encontre outras ideias legais também! Espero que isso lhe ajude a saber como começar...
Eu, pela minha experiência, recomendo usarem o sistema de mensalidades junto com uma das outras ideias. A mensalidade dará uma base financeira mensal para cada membro, e as demais estratégias viriam apenas para complementar, caso algum membro esteja passando por dificuldades financeiras. Portanto, é só uma recomendação! Pode acontecer do pastor proibir a cobrança de mensalidade (alguns não gostam desse método), então sinta-se livre para fazer o que achar melhor para a sua equipe. 😄

Mantendo a transparência das finanças

Acredito que, mais importante do que a forma de gerar recursos financeiros, é a transparência com relação as finanças! Devido aos escândalos que estouram na mídia, muita gente não-cristã tem receio de ofertar algo para a igreja, pois logo acha que os estamos roubando e que pegamos o dinheiro para uso individual. Por isso, é extremamente importante que você, líder, mantenha a transparência quando ao dinheiro arrecadado para o ministério.
Se os pais de seus liderados não forem cristãos, seja transparente! Se os pais de seus liderados forem cristãos, seja transparente mesmo assim! Deixe a transparência e a honestidade guiarem o seu trabalho desde o começo, para que o inimigo não encontre brechas para levantar acusações ou ataques.
Minha recomendação para manter as finanças do ministério organizadas e transparentes são:
  • Separe uma carteira ou um cofrinho somente para o ministério. Não misture o dinheiro da dança junto ao seu, para que nunca insinuem que os está pegando para si, e também para que ele não se misture com o seu e você acabe o gastando sem querer.
  • Faça um caderno ou uma planilha de finanças. Se optar pelo caderno, separe-o em partes, uma parte para registrar as entradas de verba e outra parte para registrar as saídas. Se optar pela planilha, faça também uma repartição de entrada e saída de dinheiro. Sempre registre tudo!
  • Guarde todas as notas fiscais. Mesmo que você entre na loja para comprar um elástico de cabelo de R$0,50, se for pago com o dinheiro do ministério, exija a nota fiscal! Por lei, todas as lojas devem emitir nota fiscal ao consumidor, então é um direito seu exigi-la. Se a loja disser que "não tem" nota fiscal, recomendo que compre em outro lugar, porque são as notas fiscais que provarão que as compras registradas no caderno de finanças realmente aconteceram.
  • Mantenha os membros cientes do caderno/planilha de finanças. Isso é importante para que eles saibam que existe um controle e possam reportar isso aos pais também. Sempre deixe o caderno a disposição para quem quiser conferi-lo, pois isso mostra transparência.
Eu nunca tive problemas com relação as finanças do ministério, nunca se levantaram acusações ou insinuações contra mim, mas eu também nunca deixei brecha para que se levantassem. Sempre mantive o caderno de finanças atualizado e de tempos em tempos levava para os ensaios para que os membros tivessem acesso a ele. Muitos membros conferiam o caderno por curiosidade, para conferir os registros de suas mensalidades, e eu sempre aproveitei esse momento para ensiná-los como as finanças do ministério funcionavam.
Organize-se desde cedo para manter a transparência do ministério e garanto que você também não terá problemas durante a sua liderança.

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com