Título: O Refúgio Secreto
Autora: Corrie ten Boom
Idioma: Português
Gênero: Biografia
"Corrie ten Boom foi uma relojoeira holandesa que se tornou heroína da Resistência, sobrevivente dos Campos de concentração de Hitler, e uma das mais notáveis evangelistas do século 20. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela é sua família arriscaram suas vidas para ajudar judeus e integrantes da Resistência a escapar do nazismo, e, por causa dessa iniciativa, os ten Boom foram presos e enviados aos abomináveis campos de extermínio nazistas. O Refúgio Secreto narra a história de como a fé, por fim, triunfa sobre o mal. Há cerca de meio século, por meio da leitura de O Refúgio Secreto, milhões têm compreendido que não há poço tão profundo, que o amor de Deus ainda mais profundo, não consiga alcançar."
O Refúgio Secreto é uma biografia da Segunda Guerra Mundial, que conta a história de Corrie e sua família, simples holandeses que decidiram ajudar judeus durante a invasão dos nazistas à Holanda, e, por isso, foram parar nos campos de trabalho alemães.
Só posso dizer que o livro é fantástico. Dotados de uma crença cristã e fé muito fortes, a trajetória da família ten Boom nos ensina diversas lições do evangelho puro e simples, tais como o amar nossos inimigos, orar pelos que nos perseguem, que não estamos só mesmo quando a situação nos faz pensar que sim, que Deus não nos dá fardo maior do que possamos suportar, que devemos manifestar o reino de Deus onde estivermos, que somos moradores dos céus, mas estamos sujeitos às coisas da terra, e por aí vai.
É um livro realmente fantástico. Recomendo devido a toda a carga de fé que as páginas desta impressionante história nos trazem. Corrie não é uma cristã perfeita, ela mesma sempre achou a fé de Casper (o pai) maior do que a dela e o coração de Betsie (a irmã) muito mais puro, mas ainda assim, se colocou a disposição de Deus para proteger dezenas de judeus e, mais tarde, pregar a Sua palavra. Através dela aprendemos coisas impressionantes!
Impressionante também são as pessoas que Corrie descreve no decorrer do livro. Cada uma com um hábito ou característica, algo que a torna humana e real, e não um personagem fictício de uma história qualquer, e de repente você vê estas mesmas pessoas sofrendo os horrores da perseguição e da guerra... É muito triste, realmente de cortar o coração. 💔 😢
Escrevendo esta resenha, pesquisei sobre os campos de concentração a que Corrie foi submetida e descobri uma coisa interessante. Primeiro ela foi enviada para Vught, e depois para Ravensbruck, o mesmo campo de trabalho feminino em que a famosa Olga Benário foi enviada (existe um filme nacional sobre a vida dela, não é cristão, mas vale a pena assistir). A única coisa que separa essas duas mulheres é o tempo: Olga foi enviada a Ravensbruck em 1939, falecendo em 1942 em outro campo de concentração, e Corrie foi conduzida em 1944, já no final da guerra.
E por falar em final da guerra, vale dizer que o capítulo que fala sobre Ravensbruck é bastante intenso. No final da Segunda Guerra os campos estavam com superlotação de prisioneiros e as condições de higiene eram muito precárias. A sobrevivência dela foi um grande milagre e até mesmo a sua libertação foi um tremendo mover de Deus, mas não vou dizer o porquê para não estragar a graça do livro.
Sinceramente, não consigo falar mais sobre O Refúgio Secreto sem correr o risco de dar spoiler. Tenho dezenas de partes legais para comentar com vocês, mas se fizer isso vou acabar contando o livro inteiro, hahaha. Vou encerrar por aqui, com os mais sinceros pedidos de: LEIA!
Quando terminei a leitura, fiquei horas refletindo sobre tudo o que aprendi através da história de Corrie e sua família. Realmente não tenho palavras para descrever o quanto achei seus ensinamentos fortes e profundos. Fui confrontada em vários aspectos e acredito ter amadurecido bastante com a leitura deste livro. Vale muito a pena conferir esta impactante história.
Pontos Positivos: (1) O relato é profundo e realmente impactante. (2) As reflexões que a própria Corrie faz e aprende durante os acontecimentos do livro. (3) É uma história real sobre o nazismo na Holanda. (4) Minha edição inclui fotos e uma linha do tempo muito bacana sobre a família ten Boom,
Pontos Negativos: A edição que ganhei foi impressa em papel Offset (papel branco), reflete muito a luz e, para quem possui algum problema de vista, dói os olhos durante a leitura.
TRECHOS DO LIVRO
*Você precisará do Adobe Flash para visualizar esta galeria de fotos*
Nossa.. Parece ser mesmo muito bom! É assim que gosto: leituras intensas, que faz a gente pensar depois... Obrigada pela dica.. Otimo post 😘😘😘👍👍👍
ResponderExcluir