janeiro 15, 2018

Iniciando o Ministério #1 - Estudo e Oração



Hoje iniciaremos uma nova TAG aqui no blog, chamada "Iniciando o Ministério", onde falaremos sobre o passo a passo de como iniciar um Ministério de Dança em sua igreja. Não sei ao certo quantos post serão necessários para concluí-la, mas garanto que independente da quantidade, todos serão escritos com bastante explicação para que nenhuma dúvida permaneça.
O primeiro passo para iniciar um Ministério de Dança é buscar a Deus em estudo e oração. Não basta apenas "querer", juntar algumas pessoas e já começar a ensaiar; se você deseja desenvolver uma equipe forte e saudável, é preciso colocar o Senhor no processo de criação desde o comecinho, como diz aquela famosa frase: "coloque Deus no início e Ele cuidará do fim".
Existem duas situações que eu gostaria de abordar no decorrer deste post, para explicar o porquê do estudo e da oração serem o primeiro degrau na criação de um ministério: o caso em que o pastor apoia a criação e o caso em que o pastor não apoia. Mas antes de falarmos destes dois casos, especificamente, vamos começar do começo...

Estude sobre o assunto

Primeiramente, com ou sem a autorização do seu pastor, você precisa estudar sobre o assunto.
Querer dançar não é o suficiente e não vai servir para nada se você não souber para que a dança serve, como Deus age por meio dela e qual a importância e a sua missão na igreja. Você quer iniciar um trabalho com dança na sua igreja? Ou o seu pastor te deixou responsável por esta tarefa? Comece estudando!
Pesquise tudo o que puder sobre Ministério de Dança (Pra que serve? Qual o objetivo de dançar na igreja? A dança é de Deus? Como Ele age através dela? O que eu preciso saber sobre ser líder de ministério? Quais as referências bíblicas sobre dança? Qual a diferença da dança na igreja e no mundo?), faça anotações e leia muito a Bíblia.
Se você deseja ou foi colocado para iniciar um Ministério de Dança, você é um líder em potencial e precisa saber como as coisas funcionam. Não basta apenas o pastor aprovar; você, como líder em potencial, precisa ser o primeiro a reconhecer que a dança pertence ao Senhor e saber como ela pode ser usada na propagação do evangelho.

Ore por este propósito

Em segundo lugar, você precisa orar por este propósito. Se você é um líder em potencial, saiba que a oração e a busca ao Senhor devem se tornar a sua "melhor amiga pra sempre" de agora em diante. Muitas das batalhas enfrentadas por um ministério são vencidas no campo espiritual, então comece a exercitar desde já a sua capacidade de orar e interceder por sua equipe. Comece orando pela criação do Ministério de Dança, ou se preferir, estabeleça um período de jejum e oração por este propósito, enquanto pesquisa e aprende mais sobre o assunto.

Meu pastor apoia, e agora?

Estude e ore, não fique com medo ou ansioso, os ensaios não precisam começar "pra ontem".
Às vezes, quando um pastor apoia a criação do ministério, ele incumbe uma pessoa para a tarefa e deseja que os ensaios comecem o quanto antes, entretanto, vale lembrar que a maioria dos pastores não conhecem direito como um Ministério de Dança funciona e por isso acham que dá para começar imediatamente, mas tudo na obra do Senhor precisa ser feito com ordem, busca e decência, justamente porque é feito para Deus, e isso vale para a criação de um Ministério de Dança.
Tire uma ou duas semanas para orar e estudar, para saber mais sobre o assunto e o que você precisa fazer para começar. Se iniciar os ensaios rápido demais, seu trabalho será dobrado, pois além de ter que aprender a respeito você ainda terá que preparar material para ensinar seus liderados (e isso dá um trabalhão para líderes de primeira viagem), portanto, tenha um pouquinho só de paciência e tire um tempinho para se programar.
Todo conhecimento adquirido nesse período de estudo lhe ajudará no começo de sua trajetória como líder: você se tornará mais consciente do que faz e do valor da dança na obra de Deus; você sentirá mais confiança para começar os ensaios, pois já terá conteúdo para partilhar com seus liderados; e através de você, até mesmo o seu pastor poderá aprender mais sobre o ministério no futuro.
Aproveite e já comece a orar a respeito dos membros do ministério. Peça para que Deus envie pessoas interessadas e dispostas a fazer a obra, não vá você atrás das pessoas, peça para Ele trazê-las.

Meu Pastor não apoia, e agora?

Agora é a hora de orar dobrado. Tem coisas que somente Deus consegue fazer e mudar a opinião do pastor da igreja, é uma delas. Somente o Espírito Santo convence, portanto, busque respaldo do Senhor antes de conversar com seu pastor a este respeito.
Lembra-se da tarefa de estudar sobre o assunto, aprender mais sobre dança na igreja e fazer anotações? Pois bem, este é o momento ideal para usar tudo o que você aprendeu e anotou. Depois de orar, chame o seu pastor para uma conversa e leve todas as suas anotações, exponha sua vontade de iniciar o ministério e mostre para ele tudo o que você aprendeu, muitos pastores que "não apoiam" acreditam que a dança na igreja não é de Deus, esta será a sua chance de mostrar o contrário.
Seja amigável, não queira impor argumentos, apenas exponha e deixe o Espírito Santo trabalhar na parte do "convencer". Se mesmo assim o seu pastor disser "não", aceite e respeite, lembre-se que ele é o seu líder e você precisa respeitá-lo da mesma forma que gostaria de ser respeitado. Se o desejo de iniciar o ministério continuar vivo e queimando em seu coração, mesmo depois do "não", faça mais um período de oração (ou jejum e oração) por este propósito, ore para que Deus toque no coração de seu pastor e, mais tarde, retorne para falar com ele.
Nunca, jamais, em hipótese alguma, inicie o ministério sem a aprovação do seu pastor, mesmo que você queira muito. Iniciar um Ministério de Dança com base na desobediência é uma péssima ideia, prefira buscar a Deus, ter fé e deixá-lo fazer de acordo com a Sua vontade.

0 comentários:

Postar um comentário

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com