Hoje inauguraremos a seção do blog chamada "Para Aplicar", criada especialmente para divulgar dinâmicas ou pequenos projetos que podem ser aplicados em qualquer Ministério de Dança e a qualquer hora, a fim de ajudar os membros a crescerem e amadurecerem.
Para o post inaugural desta nova seção, trago a vocês o Amigo da Oração, uma atividade super bacana e útil para líderes que enfrentam o desânimo/desmotivação dos membros com relação a oração, ou para equipes que desejam fazer algo diferente nas comemorações de fim de ano, substituindo o habitual amigo secreto.
Criadores: Ministério de Mulheres da Assembléia de Deus Ministério da Missão (Getuba/Caraguatatuba)
Objetivo: Incentivar os participantes a orar, incentivar os participantes a intercederem por outras pessoas, promover a socialização dos membros.
Faixa Etária: Qualquer idade.
Materiais: Papéis para o sorteio ou um app que realize sorteios no estilo "amigo secreto"; lembrancinha ou chocolate para o encerramento da atividade.
Como funciona:
- Antes de tudo, você deve explicar o funcionamento da atividade para que ninguém fique confuso. É importante que todos concordem participar, já que será necessário comprar uma lembrancinha para o encerramento da atividade.
- Sorteie os nomes através do clássico papelzinho ou com um app de sorteio de amigo secreto (no caso do uso de papéis, é necessário certifica-se de que ninguém tirou a si mesmo).
- Cada participante receberá um Amigo da Oração e deverá interceder por ele até o dia da troca de lembrancinhas, todos os dias.
- (OPCIONAL) Após o sorteio, cada integrante pode mencionar algo específico de sua vida que gostaria que "o intercessor secreto" orasse. Esta é uma estratégia opcional, mas interessante para ajudar os participantes a saberem o que orar, caso eles não tenham muita experiência com intercessão.
- A lembrancinha não precisa ser cara, principalmente se você trabalha com pessoas de famílias humildes. Estabeleça uma faixa de preço acessível para os presentinhos ou padronize barras de chocolate, não tem problema ser uma lembrança simples, pois a importância da atividade está na oração e não no presente.
- No dia do encerramento faz-se as adivinhações tradicionais dos amigos secretos, onde cada um saberá quem esteve intercedendo por quem desde o dia do sorteio. É possível fazer uma festinha no dia do encerramento da atividade também, caso ela coincida com o fim de ano ou com o o aniversário do Ministério.
- Recomenda-se que haja, no mínimo, uma semana de duração entre o sorteio e o encerramento da atividade, para que os participantes tenham um tempo razoável para orar por seus Amigos da Oração. Você pode aumentar este intervalo, se desejar, mas não diminuir.
- O Amigo da Oração pode ser repetido tempos em tempos, mas evite torná-la cotidiana para que os participantes não enjoem. Se eles enjoarem, a atividade não conseguirá mais atingir o seu objetivo.
Se você já aplicou esta atividade em sua equipe, já participou de algum Amigo da Oração ou tem ideias para acrescentar a atividade, conte-me nos comentários. Vamos compartilhar experiências, testemunhos e ideias. 😃
0 comentários:
Postar um comentário
* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)