Há quem acredite que Ministério de Dança não ensina nada além de dançar. Entretanto, a verdade é totalmente contrária, cada atividade realizada dentro do ministério traz, dentro de si, um aprendizado valioso para todos os que participam. E quando eu digo "valioso", me refiro a valores humanos e espirituais, que moldam o caráter do membro e o prepara para a vida dentro e fora da igreja.
Valores humanos e espirituais estão sempre muito presentes nas atividades de uma igreja, mesmo que ela não perceba. O foco de um trabalho cristão sempre é o evangelismo, a manifestação do reino de Deus e o cumprimento do ide, entretanto, para que este objetivo seja alcançado, muitos outros ensinamentos são passados aos participantes e é isso que gostaria de destacar hoje.
O ministério de dança (assim como os outros ministérios e departamentos) tem muito a ensinar a seus membros, muito a oferecer para que eles amadureçam de forma sadia e se desenvolvam como seres humanos. Citarei aqui alguns dos ensinamentos que um ministério de dança implicitamente ensina a seus membros através de suas atividades:
O ministério de dança (assim como os outros ministérios e departamentos) tem muito a ensinar a seus membros, muito a oferecer para que eles amadureçam de forma sadia e se desenvolvam como seres humanos. Citarei aqui alguns dos ensinamentos que um ministério de dança implicitamente ensina a seus membros através de suas atividades:
Valores espirituais:
- Focar os pensamentos e as atividades em Deus
- Seriedade com as coisas de Deus
- Organização com as coisas de Deus
- Tudo tem que ter um porquê ou um objetivo dentro do ministério, nada pode ser feito apenas por fazer no reino de Deus
- Humildade
- Amor próprio e a aceitação de seu corpo e aparência
- Perseverança (e demais qualidades do Fruto do Espírito)
- Auto-avaliação
- Admitir erros/falhas e buscar sempre melhorar
- Fazer sempre o seu melhor
- Unidade
- Senso do que é certo e errado
Valores morais e éticos:
- Autoaceitação
- Autoconfiança
- Humildade
- Responsabilidade
- Respeito
- Solidariedade
- Flexibilidade com as mudanças
- Socialização
- Cordialidade
- Transparência
- Honestidade
- Senso de justiça
- Originalidade
Valores sociais:
- Trabalho em equipe
- Respeito às opiniões diferentes
- Respeito a um superior
- Responsabilidade com as atividades e compromissos
- Responsabilidade com objetos importantes ou que não lhe pertencem
- Pontualidade
- Gestão de pequenos grupos
- Criatividade
- Desenvolvimento da oratória
- Iniciativa a resolução de conflitos
- Expressividade
- Superar erros e frustrações
Valores Corporais e de Saúde:
- Consciência corporal
- Expressividade
- Bom uso do corpo em atividades
- Coordenação motora fina e grossa
- Respiração
- Flexibilidade
- Equilíbrio
- Raciocínio
- Memorização
Analisando tudo isso, será mesmo que o Ministério de Dança só "ensina a dançar"? E estes foram apenas algumas coisas que eu observei em meus liderados, no decorrer dos anos, porque pode ser que existam muitos outros aprendizados que eu não tenha reparado ainda... É incrível observar o quanto um membro de ministério pode estar aprendendo e se capacitando, sem que percebamos, para trabalhar no reino de Deus e para viver em sociedade.
Vale lembrar que nem todo grupo de dança cristã possui atividades de qualidade, capazes de ensinar valores humanos e espirituais. Ainda existem muitos grupos que apenas se reúnem para ensaiar coreografias e nada mais, não há um estatuto de regras estruturado, não há treino técnico e nem momentos de estudo e aprofundamento bíblico, e sem isso, os membros não terão como aprender nada. Se este é o caso do seu grupo, convido você a remodelar as atividades que anda fazendo, a assumir um compromisso sério em ser um Ministério na casa de Deus, porque o reino de Deus precisa de muito mais que apenas passos, muito mais que apenas coreografias...
Um ministério de dança sadio é capaz de acrescentar tanto na obra de Deus, quanto na vida particular de seus participantes. Portanto, que nós venhamos a trabalhar sempre por uma equipe sadia, regando-a com oração e jejum, praticando a parte técnica com seriedade e empenho, e guiando a todos os membros para quem mais importa: Jesus!
E o resto... Vem na bagagem!
E o resto... Vem na bagagem!
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33)
0 comentários:
Postar um comentário
* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)