No "Para Aplicar" de hoje, falaremos sobre a Palavra do Ministro, uma atividade de devocional muito efetiva e útil para ensinar os membros a lerem a Bíblia, interpretarem e compartilharem o que aprenderam. Todos precisam ser incentivados a ler a palavra de Deus e esta é a atividade ideal para inserir em seu ensaio e começar a fazer isso...
Criadores: Natalia Xavier (eu).
Objetivo: Incentivar a leitura da Bíblia, incentivar a interpretação das informações lidas e o compartilhamento do aprendizado, ensinar os membros a retirarem mensagens da Bíblia e aplicarem ao seu dia a dia.
Faixa Etária: Qualquer idade, excetuando as crianças que não saibam ler.
Materiais: Nenhum material diferente.
Como funciona:
- A ideia da atividade é selecionar um membro por ensaio para levar um devocional para o restante do grupo. Se houver muitas pessoas no grupo, pode-se selecionar dois ou três membros para levarem uma palavra no mesmo dia.
- É importante que os ministros selecionados sejam avisados com antecedência, para que tenham tempo de preparar a mensagem e até de pesquisar (caso sejam muito iniciantes nisso).
- Se alguém apresentar dificuldade na elaboração do devocional, permita que o membro escreva sua mensagem numa folha e a leve para ler no ensaio. Isso pode ajudá-lo a organizar as ideias e lhe dará segurança. Com o tempo ele mesmo irá parar de escrever e passará a compartilhar mais naturalmente as mensagens de seu devocional.
- Caso alguém não saiba como fazer um devocional, explique. Não esqueça de pedir para que eles apliquem o que aprenderam no dia a dia, é importante que eles aprendam que a palavra de Deus não é velha, mas bastante atual.
- No ensaio, separe um período para que eles possam compartilhar suas mensagens (incentive-os a repassar o versículo para que todos possam ler em suas próprias Bíblias). Se achar que pode acrescentar algo a mensagem, espere-o terminar e depois faça o seu comentário, mas tome cuidado para não passar a impressão de que a mensagem dele está ruim.
- Independente da qualidade do devocional (se está profundo, raso, muito longo ou muito curto), não desmereça os seus ministros. Algumas pessoas tem mais facilidades que outras, portanto, trate todas com carinho, agradeça no final de cada devocional e lhes dê palavras de ânimo. Com o tempo, a prática e a insistência na leitura da palavra, eles melhorarão.
- Se alguém for selecionado para levar a Palavra do Ministro, mas não o fizer, deverá levar duas mensagens no ensaio seguinte: uma para compensar o dia perdido e outra para o novo ensaio.
- Esta atividade foi desenvolvida para ser vitalícia, portanto, se você puder rearrumar seu ensaio para encaixar a Palavra do Ministro de forma permanente, faça isso, vale muito a pena.
Variante:
- Se a sua equipe consegue retirar devocionais da Bíblia com facilidade (se eles não são tão iniciantes assim), recomendo que use esta variante da Palavra do Ministro para exigir um pouco mais deles.
- Ao contrário do método anterior, não avise mais quem deverá levar a mensagem de devocional no ensaio. Alerte aos membros que os ministros serão escolhidos na hora do ensaio e que, por isso, TODOS devem levar mensagens de devocional e estarem preparados para falar caso sejam chamados. Isso exigirá que eles estejam sempre prontos, sempre de prontidão, o que será ótimo para eles.
- Se um ministro for escolhido para o devocional, mas encontrar-se despreparado, peça o devocional dele por escrito para o próximo ensaio, junto com uma nova mensagem para o caso de ser escolhido novamente (duas mensagens no total, para serem levadas no ensaio seguinte: uma por escrito para compensar o dia perdido e uma mensagem nova).
Se você já aplicou esta atividade em sua equipe ou conhece um funcionamento diferente do período de devocional, conte-me nos comentários. Vamos compartilhar experiências, testemunhos e ideias. 😃
oi Nat! este post está excelente.. Parabéns! Como sugestão, vou compartilhar como eu costumava fazer com o grupo. Eu usava esta estratégia para fazer com que o grupo comece a ler a Biblia e (ou) se aprofunde nela.. Deixava esta parte com eles, cada dia um ou dois estavam incumbidos de trazer a devocional, assim eu me ocupava apenas de trazer os estudos que eram diretamente focados na dança em si, como adoração ao Senhor. Assim funcionava bem: o grupo sempre tinha uma mensagem devocional e eu trazia somente uns minutinhos de estudo focado na dança ou adoração... Ficava um período de "palavra" bastante dinâmico e completo! um bjão 💃😘
ResponderExcluirObrigada por compartilhar 😁
ExcluirA Palavra do Ministro é bem vantajosa nesse ponto tbm, os membros ficam encarregados do devocional e o líder fica livre para levar estudos mais específicos...
Obrigada pelo comentário 💛💛💛💛💛
Deus abençoe!