janeiro 06, 2018

Cuidado com o "eu não me sinto preparado"!



Hoje falaremos sobre uma frase bastante comum de se ouvir no meio cristão, o: "eu não me sinto preparado". Quando eu era adolescente, frequentemente usava esta frase para justificar a minha insegurança de levar uma mensagem no grupo de jovens ou em qualquer outra reunião, entretanto, depois que me tornei adulta, percebi que esta é uma das piores frases que um cristão pode dizer e que, mesmo sem percebermos, ela tem sido usada como ferramenta maligna em nossas vidas para bloquear a obra de Deus.

Como a frase é usada?

O famoso "eu não me sinto preparado" costuma ser usado em duas situações:
  1. Quando a pessoa sente-se insegura de fazer determinada tarefa, devido a inexperiência ou a falta de técnica, aí ela se sente despreparada para executar o seu chamado.
  2. Quando a pessoa não quer fazer determinada tarefa, aí ela simplesmente foge do compromisso alegando que não está preparada.
Entretanto, apesar de ambos os casos parecerem distintos, a frase é utilizada com um só objetivo: fuga, servir de desculpa para conseguir se esquivar da tarefa.
No primeiro caso, a pessoa utiliza a frase como um escudo à sua insegurança, protegendo-se do compromisso porque não quer bater de frente com sua inexperiência, ou seja, é uma fuga. As pessoas podem até negar que seja assim, mas eu já usei esta frase como uma fuga e sei bem como funciona: você diz que não se sente preparado e torce para o pastor/líder chamar outra pessoa ao invés de você.
A parte ruim deste caso é que Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder (2 Tm 1:7), Ele não espera que a gente fuja (Js 1:9) e, ao fugirmos, o desapontamos imensamente.
Já no segundo caso, a pessoa utiliza a frase como um escudo à sua falta de interesse, ela simplesmente se entrega a sua falta de vontade de trabalhar na obra, alimentando o desejo de sua carne de "não fazer nada" e deixando de fortalecer o espírito. Esta é uma situação igualmente ruim, pois a Bíblia diz que se nos recusarmos a cumprir uma tarefa que pode retirar uma vida do inferno, e se esta vida morrer sem tomar ciência da salvação, o seu sangue será cobrado de nós (Ez 3:18-21).

Deus quer corações dispostos e não profissionais!

Muitas pessoas sentem medo de trabalhar na obra de Deus por não terem experiência ou por possuírem um dom não-lapidado, algumas ainda querem estudar e se aperfeiçoar antes de começar a trabalhar na obra. Entretanto, não é do interesse de Deus chamar apenas profissionais e tampouco de ficar esperando nosso aprimoramento.
Quando Deus ordenou a Gideão que livrasse o povo de Israel dos midianitas, em Juízes 6:14-16, Gideão perguntou como conseguiria fazer aquilo, porque se sentia despreparado e inferior a qualquer outro guerreiro (v. 15), mas o Senhor logo respondeu dizendo que estaria com ele, que o ajudaria e que ele feriria os midianitas como se eles fossem um só homem. Deus não pediu que Gideão se aprimorasse primeiro para depois livrar o povo, Ele pediu que ele fosse livrar o povo com a força que ele tinha naquele momento (v. 14), pois Ele, o Senhor, iria aperfeiçoá-lo durante o processo.
Deus não quer que nos aperfeiçoemos primeiro para depois fazermos a obra, Ele quer que nos aperfeiçoemos enquanto fazemos a obra. Se você foi chamado para ser um pregador, não espere fazer faculdade de teologia para só depois pregar, pregue enquanto estuda. Se você foi chamado para louvar, não espere concluir um curso de canto para depois louvar, cante enquanto pratica. Se você foi chamado para dançar, não espere virar um grande dançarino para só depois dançar, dance enquanto aperfeiçoa a sua técnica.
É normal nos sentirmos inseguros e receosos com determinada tarefa, mas devemos tomar cuidado com o "eu não me sinto preparado", pois ao utilizarmos esta frase na verdade criamos uma espécie de escudo para nossa própria insegurança e a fortalecemos. Com o tempo a insegurança pode se transformar em medo e em vez de vencê-la, podemos nos tornar reféns dela.
Não deixe isso te paralisar!

Deus não vai esperar eu me preparar?

Não, Ele não vai, por duas razões:
  1. As pessoas precisam ouvir falar de Jesus HOJE, e não amanhã.
    Todos os dias pessoas morrem sem conhecer a Jesus, sem provar do seu amor ou tomarem ciência do perdão dos seus pecados, por isso Deus quer nos usar o quanto antes. Não dá tempo de esperar!
    Eu gosto de citar o exemplo do meu pai a respeito deste assunto. Ele conta que um dia o pastor dele disse: "eu posso te chamar para pregar a qualquer momento, esteja preparado!", e desde então ele passou a dedicar ainda mais atenção a leitura da palavra, para sempre ter uma mensagem engatilhada e não ser pego desprevenido. O pastor dele nunca o avisa antecipadamente quando ele irá pregar, meu pai fica sabendo no dia do culto e ele nunca recusa. Ele prega e se aperfeiçoa, prega e se aperfeiçoa, tudo ao mesmo tempo, e muitas vidas já foram ganhas para Cristo por causa disso.
    O mesmo deveria acontecer conosco, queridos. Quantas vezes recusamos tarefas na obra de Deus, porque não nos sentíamos preparados? E quantas vezes esta mesma tarefa foi recusada, de novo e de novo, por que "coincidentemente" (sente a ironia das aspas) ainda não nos sentíamos preparados? Imagine quantas vidas deixam de ser abençoadas por causa disso...
    Chega de desculpas, vamos nos colocar a disposição da obra AGORA, nos aperfeiçoando ao mesmo tempo em que trabalhamos. Muitas pessoas ainda esperam para ouvir falar de Jesus, cada dia que permanecemos inertes é uma alma que morre sem conhecer o amor de Cristo e isso é algo muito sério.
  2. Porque a Bíblia fala que a vinda de Jesus será como um relâmpago, rápido e repentino, e não teremos tempo de "nos prepararmos", nós já devemos estar preparados.
    Quando falamos em nos prepararmos para a obra, não falamos apenas de cumprir bem a tarefa. Na verdade o preparo é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que nos aperfeiçoamos para executar a obra, também nos preparamos para a vinda de Cristo.
    Por isso devemos tomar cuidado com essa frase, com essa desculpa esfarrapada para não fazermos algo, porque quando Jesus vier nos buscar, será rápido como um raio riscando o céu, não haverá tempo para barganha, não haverá tempo para "nos sentirmos preparados".
    Não poderemos simplesmente dizer: "Ei Jesus, não estou me sentindo preparado, você pode voltar amanhã?", ele simplesmente levará os que estiverem prontos e deixará os despreparados para trás.
Deus nos chama todos os dias a sermos trabalhadores na sua obra, usando nossos dons e talentos para levar a mensagem de salvação aos que ainda não conhecem. Se você se sente despreparado, encare mesmo assim, Deus é com você!!! Não deixe para fazer 5 anos de aula de dança para só depois ministrar na igreja, prefira ministrar na igreja enquanto faz aulas de aperfeiçoamento.
O aperfeiçoamento é importante, mas o “esperar se aperfeiçoar” para só então colocar-se a disposição como servo, é prejudicial para a obra. Se Deus lhe deu um talento, coloque-se na condição de ministro AGORA, porque Ele tem grandes coisas para fazer através da sua vida.

Sou obrigado a cumprir o meu chamado?

Não, você não é. Como o próprio nome diz é um "chamado" e não uma ordem.
Deus, como todo bom pai, gosta de fazer planos para os seus filhos, mas, acima de tudo, respeita o nosso livre arbítrio. É por isso que Ele nos chama para os planos dEle, porém não nos obriga. A decisão de seguir ou não ainda é nossa, no entanto a postura que tomarmos definirá muita coisa de nosso futuro e, às vezes, até do futuro de outras pessoas (leia o artigo: Quando não atendo um chamado de Deus, há um testemunho super impactante nele, a este respeito).
A partir do momento em que decidimos seguir a Deus, fazemos uma aliança com Ele. Se você diz SIM para Deus, mas diz NÃO para os Seus planos, é como se estivesse dizendo sim para as benécias e a vida eterna, e dizendo não para a responsabilidade e o compromisso de ser um filho de Deus.  Aí eu te pergunto: que tipo de aliança é essa? Quer dizer que Deus é obrigado a fazer a parte dEle e te abençoar, enquanto você não precisa fazer nada? Que espécie de relacionamento pai e filho é esse, onde apenas um é atendido? Onde o filho recebe tudo do pai, mas não precisa fazer o seu papel de filho?
É difícil dizer ao certo o que pode acontecer se você disser não para o seu chamado, contudo a Bíblia diz que o justo vive pela fé e se ele recuar Deus não terá mais prazer nele (Hb 10:38). Ou seja, se alguém diz estar com Ele, mas recua na hora da responsabilidade, desaponta o Senhor. Se o querer dEle estiver dentro dos seus, os seus estarão dentro dos dEle e aí Ele te abençoa (Jo 15:7); agora, se o querer dEle não for do seu interesse, o seu também não estará nos projetos dEle, aí não adianta reclamar se as bençãos pararem de vir e as coisas ficarem difíceis. 😐

Mas e se o trabalho for difícil?

A tarefa que Deus coloca em nossas mãos nem sempre é fácil de se cumprir, queridos, mas isso não  significa que é impossível e tampouco pode ser motivo para fugirmos dele. Assim como Deus fez com Gideão, Ele faz conosco: nos capacita durante o processo.
É normal termos receio e nosso coração se encher de insegurança, porém não podemos deixar que ela nos paralise. Moisés também sentiu-se inseguro quando Deus o mandou ter com o faraó, mas Deus o mandou ir mesmo assim porque Ele estaria no comando das coisas (Ex 3:11-12; 4:10-15), e ele foi. A tarefa dada a Moisés era dificílima, todavia, ainda assim ele foi, porque confiou em Deus, e o Senhor o usou poderosamente.
Se Deus lhe diz que é contigo, por que não acreditar? Onde está a sua fé?
Teve momentos em que eu odiei ser líder de ministério, o trabalho estava tão difícil que eu detestei ter uma carga tão grande sobre os meus ombros, mas, mesmo sentindo toda essa raiva, eu não desisti. Se Deus me escolheu para fazer o que eu faço, é porque Ele sabe que sou capaz, e se Ele diz que sou capaz, quem sou eu para dizer o contrário? (Leia também o artigo: Mas Senhor, Por que eu?)
No começo de meu ministério de liderança, lembro que frequentemente pedia a Deus que colocasse uma pessoa melhor do que eu naquele cargo, porque eu realmente não me sentia preparada para liderar, e sabe o que Ele me respondeu? Numa consagração coletiva do Ministério de Dança, em 2008, enquanto a Missionária Rute orava por mim, Deus usou os seus lábios para me dizer: "eu te escolhi desde o ventre de sua mãe. Eu sou contigo!". Uau! Deus é comigo, o que mais eu posso querer? Se Deus é por mim, quem será contra mim (Rm 8:31-33)?
As tarefas as vezes são difíceis, mas não são impossíveis, e no final os seus frutos fazem valer toda a atenção dedicada e o trabalho realizado. Tenha em mente que, se Deus te escolheu para fazer determinada tarefa, é porque você tem um diferencial e está a altura daquela missão, portanto, CREIA e siga em frente, abrace o seu chamado, se aperfeiçoe enquanto trabalha e deixe o Senhor te usar.

*Créditos da Imagem: Autor Desconhecido*

Um comentário:

  1. Lindo texto Nat! Realmente precisamos estar abertos e disponíveis ao Chamado de Deus. Porém penso que isso deve ser o trabalhar da graça de Deus em nós, e não uma expressão de temor, no sentido de "ter medo". O momento em que respondemos ao chamado é resultado do trabalhar do Espírito Santo em nós, e apesar de sim estarmos inseguros pois somos inexperientes, ainda assim, temos alegria plena pois estamos caminhando em direção à vontade de Deus pra nós, e o Espírito de Deus testifica em nós que estamos agradando o Pai. Nesta hora não há medo, nem temor, mas sim força para dar os primeiros passos. Pessoas que agem em resposta a cobrança de alguém ou por medo da "mão de Deus" acabam não vivenciando esta segurança e confiança que o Espírito nos dá. um bjão!

    ResponderExcluir

* O que achou da postagem? Estou muito interessada em saber sua opinião... Porém, tome cuidado com o vocabulário! Spams, comentários agressivos ou com palavreado baixo serão lidos, mas não divulgados. Muito ajuda, quem não atrapalha, não é mesmo? :)

Sobre Mim

Facebook LinkedIn RSS Feed Youtube

Sou Natalia, tenho 31 anos, sou cristã evangélica, caraguatatubense, formada em Educação Física e aspirante a escritora. Criei o blog para partilhar estudos, experiências e ideias para Ministérios de Dança, e espero que de alguma forma ele lhe seja útil. Obrigada pela visita e não esqueça de comentar!



Postagens populares

Total de Visualizações

Outras Tags

Siga o Blog

Contato Rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Meu Mundo em Meia Ponta | No ar desde 2008 | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com